Opinião

Rodolfo Amstalden: Como aproveitar a onda perfeita da Renda Fixa

24 abr 2022, 12:00 - atualizado em 22 abr 2022, 23:44
Rodolfo Amstalden
Uma onda perfeita, em termos de altura e duração, depende do clima e da intensidade do vento. E o cenário macro favorece  (Imagem: Murilo Constantino/Empiricus)

Olhe para o horizonte: está se formando a onda perfeita da renda fixa. É a grande oportunidade que você tem para surfar excelentes rentabilidades nessa classe de ativos conservadora.

Uma onda perfeita, em termos de altura e duração, depende do clima e da intensidade do vento. E o cenário macro favorece os investimentos em renda fixa. 

Explico.

A inflação no país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu 1,62% em março. Assim, atingiu 11,3% no acumulado em 12 meses. 

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, chegou a admitir que a alta surpreendeu, foi acima da esperada para o mês passado, e que por isso, teria que avaliar esse movimento para ver se precisará alterar a tendência observada pelo Comitê e Política Monetária (Copom)

Diante dessa declaração, a percepção é que as altas da taxa Selic prossigam além da reunião do Copom em maio, para a qual Campos Neto havia sinalizado a elevação de um ponto percentual, de 11,75% para 12,75% ao ano. Os agentes de mercado já precificam aumentos que podem levar a uma Selic terminal em torno de 13,5% ao ano. 

Então, fica claro o potencial de títulos atrelados ao CDI, que caminham próximos da Selic, assim como é imprescindível ter no portfólio ativos IPCA+ (que pagam uma taxa mais o indexador oficial de inflação), pois é preciso proteger o patrimônio e buscar ganhos reais, uma vez que surpresas inflacionárias fazem parte do enredo brasileiro. 

Também é a hora de buscar alguns títulos prefixados e “travar” retornos consideráveis, tendo em vista que o ciclo de aperto monetário caminha para o seu final. A lógica aqui é a seguinte: você terá vantagem ao contar com ativos que entreguem ao longo do tempo mais do que a declinante taxa básica da economia. 

Entretanto, é essencial fazer escolhas com critério e ter uma carteira de renda fixa diversificada. Como tenho dito, vale ter títulos diferentes, com prazos e retornos variados, de acordo com a sua necessidade de liquidez, isto é, quando você precisará dos recursos na mão para seus projetos de curto, médio e longo prazo. 

O que vejo é que, infelizmente, muita gente está deixando dinheiro na mesa ao optar pela poupança ou alguns CDBs oferecidos por bancões que pagam pouco. 

Nosso curso de renda fixa

Por tudo isso, estamos lançando aqui na Empiricus uma iniciativa super relevante para o momento: oferecemos de presente um curso de renda fixa a todos os assinantes do Empiricus Pass, que é um combo com nove séries essenciais da casa. 

As aulas foram desenvolvidas pelos analistas Laís Costa e Diego Bleinroth, que lideram a série Super Renda Fixa, onde semanalmente atualizam o cenário e dão recomendações táticas. 

No total, são 15 horas de aulas online, divididas em 7 módulos. A Laís e o Diego apresentam os principais conceitos em renda fixa como dívidas, os emissores e as características dos diferentes tipos de títulos disponíveis no mercado. Eles explicam a dinâmica da taxa Selic e como atua o Copom.

E o principal: ensinam como identificar os ativos mais ou menos atrativos, de acordo com a conjuntura, e o passo a passo para montar uma carteira rentável. Está prevista ainda uma aula especial com um grande gestor de recursos.  

Porém, se você ainda não assina o Empiricus Pass, deixo aqui uma condição especial para você: um trial de sete dias gratuitos. 

Desse modo, você poderá experimentar, assistir às primeiras aulas do curso  e acessar alguns relatórios dos nossos analistas.

O Empiricus Pass, funciona como uma “Netflix dos Investimentos”, pois reúne em uma assinatura única estratégias em renda fixa, ações, fundos imobiliários, fundos de investimento e criptoativos. O custo-benefício é muito bom, pois o plano anual sai por apenas R$ 34,90 por mês. 

[CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O CURSO DE RENDA FIXA E DESTRAVAR O SEU TRIAL DE 7 DIAS GRATUITOS NO EMPIRICUS PASS]

Um abraço, 

Sócio-fundador da Empiricus
Sócio-fundador da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP. É autor da newsletter Viva de Renda.
rodolfo.amstalden@moneytimes.com.br
Sócio-fundador da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP. É autor da newsletter Viva de Renda.