Coluna
Colunistas

Rodolfo Amstalden: Ei, companheiro, a conta está chegando para os capitalistas

21 abr 2022, 14:50 - atualizado em 21 abr 2022, 14:50
Ao longo dos próximos meses, enxergaremos a real faceta das maluquices feitas em rodadas de captação nos últimos três anos

A história do empreendedorismo no Brasil — e também no mundo — mostra que o termo “capitalismo” é equivocado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Calma, eu não sou um ex-banqueiro que virou companheiro. Refiro-me apenas à etimologia da palavra, desconectada de sua real semântica.

Via de regra, os grandes empreendedores brasileiros (heróis nacionais) não dependeram fundamentalmente de acesso a capital para ter sucesso.

O capital estava lá, é claro, mas nunca exerceu uma função dominante na construção dos negócios, nem poderia.

Sem PEs, sem VCs, num mundo old school de hiperinflação, maxideval e juros altíssimos, acesso a capital nunca foi sequer uma opção. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Era preciso resolver as coisas de algum outro modo, com sangue, suor, lágrimas, um pouquinho de cérebro e alguma sorte no meio do caminho.

Meu postulado, portanto, é o seguinte: acesso a capital não é uma condição fundamental para a prosperidade de uma bela ideia de negócio.

O contrário, porém, parece bem mais plausível: acesso amplo e irrestrito a capital pode promover temporariamente más ideias de negócio, e até mesmo arruinar ideias medianas, que possivelmente encontrariam sucesso com o teste do sangue, suor e lágrimas.

Ao longo dos próximos meses, enxergaremos a real faceta das maluquices feitas em rodadas de captação nos últimos três anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A conta está chegando para os capitalistas.

Infelizmente, ela chega também para os companheiros: os funcionários dos capitalistas, os clientes dos capitalistas, os minoritários dos capitalistas.

Aquelas empresas já obrigadas a fazer demissões em massa para ajustar a operação são automaticamente maculadas pelo mercado e pelo LinkedIn, piorando sua própria vida, e adiando o mesmo ajuste necessário em tantas outras.

A conta só vai aumentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vida empreendedora começa mais fácil para quem tem acesso a capital abundante. Não sabemos ainda exatamente como ela termina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Sócio-fundador da Empiricus
Sócio-fundador da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP. É autor da newsletter Viva de Renda.
rodolfo.amstalden@moneytimes.com.br
Sócio-fundador da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP. É autor da newsletter Viva de Renda.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar