BusinessTimes

Rodolfo Amstalden: Minha ação preferida na Bolsa brasileira

25 abr 2021, 12:04 - atualizado em 25 abr 2021, 12:42
Ibovespa Ações Mercados B3SA3
“As perspectivas econômicas de longo prazo, com a mudança no perfil de investimentos das pessoas, indicam uma avenida de crescimento para a B3 que durará uns bons anos”, diz o colunista (Imagem: B3/Divulgação)

Para minha ação preferida (B3SA3), espero um forte potencial de valorização daqui até dezembro de 2023, uma alta de até 50%.

Aos mais imediatistas, espero também um rendimento de dividendos da ordem de 7% para este ano, bem acima do CDI.

Mas de onde vêm tais números? De onde vem tamanho otimismo de minha parte?

A seguir, você confere os cinco principais motivos para termos essa empresa em nossos portfólios o quanto antes:

  1. Há mais pessoas na Bolsa a cada dia

A B3 é a única Bolsa do mercado de capitais brasileiro. Ou seja, estamos diante de um monopólio no setor. Quem quiser investir em ações no Brasil não tem escolha a não ser utilizá-la. E o que observamos é que o número de pessoas acessando o serviço aumenta exponencialmente. 

Veja o gráfico abaixo:

Enquanto no início de 2020 a B3 possuía 1,5 milhão de CPFs cadastrados, hoje já são mais de 3 milhões. Isso impacta diretamente na receita da companhia: quanto mais pessoas negociam na Bolsa, mais ela ganha com as taxas cobradas das operações. 

As perspectivas econômicas de longo prazo, com a mudança no perfil de investimentos das pessoas, indicam uma avenida de crescimento para a B3 que durará uns bons anos.

Esse é um grande motivo para recomendarmos B3 em nossa carteira de Melhores Ações da Bolsa (conheça por 7 dias grátis aqui).

  1. Há mais empresas na Bolsa a cada dia

O número de empresas que desejam abrir seu capital está crescendo. Em 2020, vimos 27 companhias realizarem seus IPOs. 

Só neste começo de ano, 13 novas empresas estrearam na Bolsa, e estão na fila mais 43 companhias até o momento.

Isso é uma ótima notícia para a B3, que lucra de duas formas: na taxa de listagem que as empresas pagam para entrar na Bolsa, e no aumento do volume de negociações que ocorrem dentro da plataforma. 

Com um maior número de ativos, mais pessoas podem investir, aumentando o faturamento com taxas e emolumentos.

“Independente da situação da Bolsa, seja de queda ou de alta, a companhia ganha dinheiro com as taxas cobradas na compra e venda de ações. E um cenário volátil propicia essas movimentações”, afirma Rodolfo Amstalden (Imagem: B3/Linkedin)
  1. A volatilidade é um prato cheio 

Em razão das incertezas da pandemia somadas à alta do dólar, vivemos um período de volatilidade intensa na Bolsa, e isso bagunça os ativos de risco, como as ações. 

Mas você sabia que a B3 se beneficia com essa volatilidade?

Independente da situação da Bolsa, seja de queda ou de alta, a companhia ganha dinheiro com as taxas cobradas na compra e venda de ações. E um cenário volátil propicia essas movimentações. 

Basta olhar para os resultados do ano passado, marcado pela crise do coronavírus. A receita do último trimestre aumentou cerca de 44% em relação à mesma época de 2019.

  1. Surfando os movimentos do dólar 

Pode ser que você esteja se perguntando como a Bolsa brasileira iria se beneficiar da alta do dólar. Bom, isso acontece porque ela possui 15% da receita exposta em moeda americana. 

Além de vender informações em dólar para portais como Bloomberg, as operações de derivativos da B3 são também denominadas em dólar. Assim, o contexto do câmbio colabora para o crescimento da receita da companhia, dado que o dólar está valorizado.

  1. A ação está abaixo de valor justo 

Se você chegou até aqui, deve ter entendido que B3SA3 é uma ação atrativa sob diversos aspectos. Mas isso significa que é a hora de comprá-la?

Entendo que, a resposta é sim: agora é o momento de você comprar essa ação.

Ela é negociada a 20 vezes lucros, enquanto outras Bolsas globais negociam a até 40x lucros. A B3 está bem mais barata do que a média das ações das Bolsas do mundo.

Recomendamos esse papel para os assinantes da série “As Melhores Ações da Bolsa” (conheça mais aqui), onde garimpamos as empresas mais sólidas para você ter no portfólio. 

No ranking atualizado em tempo real e composto por cerca de 20 ações, B3SA3 está entre as 5 melhores da carteira. Certamente, é uma oportunidade para termos no radar. 

E se você quiser ainda mais detalhes sobre por que investir nas Melhores Ações da Bolsa, basta acessar este documento elucidativo.

CONHEÇA AGORA AS COMPANHEIRAS DA B3 NO TIME DAS MELHORES DA BOLSA

Sócio-fundador da Empiricus
Sócio-fundador da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP. É autor da newsletter Viva de Renda.
rodolfo.amstalden@moneytimes.com.br
Sócio-fundador da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP. É autor da newsletter Viva de Renda.