Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Rodolfo Amstalden: Small caps também oferecem voo para qualidade

Rodolfo Amstalden
09/01/2022 - 12:01
“É no mercado acionário que podemos achar mais distorções e buscar ganhos ao longo deste ano ou num futuro próximo”, afirma o colunista (Imagem: Divulgação/ Empiricus)

No início do ano, é muito comum e saudável que investidores como você façam um balanço das suas estratégias e uma reflexão sobre o que pode ser feito para melhorar o desempenho das carteiras. É o efeito calendário.

Por isso que fizemos, aqui na Empiricus, a livePerspectivas para 2022”. Eu, junto com o Felipe e o Jojo, da Vitreo, discutimos sobre o cenário macro, alocação de investimentos e revelamos alguns ativos promissores. 

Falando de ações, por uma série de motivos, acredito que este ano será um ano de assimetrias favoráveis. Vejo grandes upsides para pequenos downsides.

É inegável que a Bolsa brasileira está extremamente barata. Para se ter uma ideia, considerando a relação preço/lucro, ela está no menor patamar dos últimos 15 anos. 

Esse indicador está abaixo de períodos catastróficos como em 2008 na crise do subprime ou em 2015 no auge do governo Dilma, quando a economia entrou em recessão.

Então, acredito que é no mercado acionário que podemos achar mais distorções e buscar ganhos ao longo deste ano ou num futuro próximo. 

No radar: empresas com menor valor de mercado

Estamos diante de valuations ridículos e as small caps, ações de empresas com menor capitalização de mercado, estão atrás, absurdamente descontadas.

E justamente nessa categoria que costumam ocorrer grandes saltos.

Se você comparar gráficos do Ibovespa contra as small caps, seja contrapondo os próprios índices ou seus respectivos ETFs, nos últimos 5 anos ou mais, verá que a performance das empresas com menor capitalização supera a das blue chips

Aliás, em estudos que fizemos aqui na Empiricus, vimos que nas listas das ações que mais valorizaram entre um e três anos após as grandes turbulências e crises como as que mencionei, saltam aos olhos os retornos de uma parcela considerável de small caps. 

Claro que as small caps são mais voláteis. Em fases de aversão ao risco, elas acabam sofrendo mais, no entanto, costumam se recuperar e subir de forma mais rápida e intensa quando o cenário se torna favorável. E historicamente ficam na frente. 

Uma das principais explicações para isso é que essas ações possuem uma característica em comum:  menor liquidez. 

Então, em períodos difíceis, quando principalmente os grandes investidores, incluindo os estrangeiros, acabam se desfazendo das posições em small caps, pois preferem alternativas que permitem vendas com mais facilidade, o segmento é abalado. 

Além disso, em crises, para lidar com os resgates, os fundos acabam se desfazendo de posições, o que acaba puxando bruscamente para baixo esses papéis de empresas com pequena capitalização, chacoalhando o mercado. No ano passado, diversas companhias com excelentes fundamentos foram “amassadas” por conta desse tipo de movimento. 

Mas como eu venho dizendo, crises vêm e vão. Agora, estamos diante de uma janela de oportunidade.

De forma geral, o retorno potencial dessas empresas é maior porque elas têm mais espaço para crescer do que empresas enormes e já consolidadas. É inimaginável a Vale ou a Petro dobrarem de tamanho. 

E tenha em mente que diversas companhias gigantes listadas na Bolsa já foram small caps um dia.

B3, Ibovespa, Mercados, Ações
Veja a seguir quatro ações vistas com bons olhos por Rodolfo Amstalden (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

Sem preconceitos e com escolhas certas: flight to quality

Vejo que muita gente ainda não está atenta às small caps na Bolsa ou acha que tudo é uma ‘várzea’, casos de turnaround e fake techs, mas não é assim. É preciso quebrar os tabus e até um certo preconceito.

Dentro desse universo, identificamos empresas sérias e de qualidade, que hoje estão descontadas. É justamente aí que está o meu foco atualmente. 

Compartilho aqui com você algumas ações que gosto muito:

  • Lojas Quero-Quero (LJQQ3)
  • Lojas Marisa (AMAR3)
  • Track & Field (TFCO4)
  • Banco Pan (BPAN4)

Acho que é uma decisão inteligente ter algumas small caps cuidadosamente escolhidas na carteira este ano. Há mais chance de exposição aos ganhos do que às perdas. 

E se você quiser mais informações que podem te ajudar a montar a sua carteira, assim como conhecer outras opções nas diversas classes – ações, renda fixa, criptomoedas e ativos alternativos, deixo aqui o convite para você assistir ao vídeo completo Perspectivas para 2022.

Abraço!

Última atualização por Diana Cheng - 07/01/2022 - 17:34

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web