Internacional

Rússia diz que pode ser forçada a proteger seus cidadãos no leste da Ucrânia

08 abr 2021, 12:02 - atualizado em 08 abr 2021, 12:02
Dmitry Kozak
Dmitry Kozak, vice-chefe da administração presidencial da Rússia (Imagem: Andrea Verdelli/Pool via REUTERS)

Uma autoridade de alto escalão do Kremlin disse nesta quinta-feira que, sob certas circunstâncias, a Rússia pode ser forçada a proteger seus cidadãos no leste da Ucrânia e que grandes hostilidades militares poderiam assinalar o começo do fim da Ucrânia como país, relatou a agência de notícias Tass.

Nações ocidentais pedem moderação desde que a Ucrânia acionou o alarme em reação a uma intensificação de forças russas perto da fronteira entre os dois países. A violência aumentou ao longo da linha de contato entre forças do governo e separatistas de Donbass, região do leste ucraniano.

“Eu sustento a avaliação de que… o início de uma ação militar – isto seria o começo do fim da Ucrânia”, disse o vice-chefe da administração presidencial da Rússia, Dmitry Kozak, segundo uma citação.

Kozak foi indagado se a Rússia protegerá seus cidadãos no leste da Ucrânia.

Referindo-se em sua resposta a Srebrenica, onde cerca de oito mil homens e meninos muçulmanos foram mortos por forças bósnio-sérvias durante a guerra da Bósnia de 1992-1995, ele disse: “Tudo depende da escala do fogo. Se houver, como diz nosso presidente, uma Srebrenica, aparentemente eles terão que interferir para defender (os cidadãos).”

Durante uma conversa telefônica com a chanceler alemã, Angela Merkel, nesta quinta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, acusou Kiev de ações provocadoras no leste ucraniano que disse estarem inflamando a situação na região.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar