Rússia proíbe importação de tabaco brasileiro por risco fitossanitário

15/07/2021 - 17:55
Plantação de tabaco
Tabaco não manufaturado brasileiro é proibido de entrar na Rússia (Imagem:
Karine Viana/Palácio Piratini)

A Rússia é um país de fumantes inveterados e importador compulsório. Mas a partir de 19 de julho deixará de comprar tabaco do Brasil, por medida da agência sanitária Rosselkhoznadzor.

Conforme adiantou ao Money Times há pouco, a representação comercial do país em Brasília classificou a decisão nos termos de conduta fiscalizatória de 2021 sobre as importações, que notificou casos da mosca megaselia scalaris, praga considerada quarentaria na Rússia e demais países membros da União Econômica Euroasiática.

Além de Brasil, estão incluídos na proibição a Índia, África do Sul, Tanzânia, EUA, Malawi e Bélgica.

De acordo com o comunicado, todos esses países já foram notificados, mas até o momento das autoridades sanitárias russas não receberam nenhuma observação.

Vale destacar que o tabaco não manufaturado é considerado produto de baixo risco fitossanitário e não precisa de certificados, portanto os países fornecedores não garantem o cumprimento dos requisitos dos importadores.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 16/07/2021 - 7:44

Cotações Crypto
Pela Web