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Saab foca em novos contratos de caças após acordo com Brasil

10 set 2019, 14:47 - atualizado em 10 set 2019, 14:47
Entre as melhores perspectivas de pedidos estão 64 caças da vizinha Finlândia, uma licitação canadense para 88 jatos na qual Eurofighter e Dassault já estão fora (Imagem: Pixabay)

A Saab tem como alvo vários contratos de exportação para a nova versão de seu avião de combate Gripen, após a exibição do primeiro voo do caça para o mercado brasileiro como parte de um contrato histórico.

A empresa de defesa sueca concorre com o Gripen contra uma linha formidável de jatos rivais da Boeing, Lockheed Martin, Eurofighter e da francesa Dassault Aviation, mas vê um forte potencial de vendas em um lote de licitações atuais, disse em entrevista Jonas Hjelm, diretor de aeronáutica da empresa.

A escolha no ano passado da Boeing e Saab para fornecer o T-X, um jato de treinamento avançado, para os EUA nos próximos anos também deu impulso à posição global da empresa escandinava, disse.

Entre as melhores perspectivas de pedidos estão 64 caças da vizinha Finlândia, uma licitação canadense para 88 jatos na qual Eurofighter e Dassault já estão fora, a licitação reaberta da Croácia para substituir o MiG-21, da Mikoyan, e outra na Colômbia. Segundo Hjelm, o acordo no Brasil pode fornecer um modelo para uma oferta vencedora no mercado colombiano. O executivo reiterou uma meta de 400 a 500 pedidos para o Gripen em 15 anos, ou mais de 10% do mercado de caças disponíveis.

“Vencer no Brasil foi importante”, disse o executivo por telefone. “Isso realmente nos coloca no mapa do mundo. O T-X também é significativo. A Força Aérea Brasileira e a Força Aérea Americana não escolhem um produto que não seja bom. É um reconhecimento, e acho que vamos nos beneficiar de maneira geral.”

A encomenda finlandesa de 11 bilhões de euros (US$ 12,2 bilhões) está “no topo da lista” entre as licitações de caças em aberto, disse Hjelm. O novo Gripen E fará demonstrações em testes de voo no início do próximo ano, e o vencedor será escolhido no início de 2021.

Gripen no Brasil

O Gripen E voou pela primeira vez em 26 de agosto e foi apresentado ao governo brasileiro nesta terça-feira em cerimônia realizada na Suécia, com a presença do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Tenente-Brigadeiro Antônio Carlos Moretti Bermudez, da Força Aérea, além do presidente da Saab, Hakan Buskhe.

Enquanto o jato Mach 2 permanecerá na Suécia para continuar os testes de voo, com o marco da primeira entrega efetivamente alcançado, a Saab também vai explorar as perspectivas para um acordo subsequente.

Lucro maior

Outros possíveis compradores do Gripen incluem a Áustria, as Filipinas e a Índia, onde uma enorme licitação para mais de 100 aviões é iminente depois que a Dassault Rafale venceu uma encomenda inicial complicada, disse Hjelm. Ele disse que não há notícias sobre a venda subsequente da versão E para a Suécia, que tem 60 aviões encomendados.

O executivo disse que entende os comentários de Micael Johansson, que vai assumir o posto de CEO e que destacou a necessidade da Saab começar a aumentar os ganhos e o fluxo de caixa, como consequência de seu pesado investimento anterior em desenvolvimento.

“Não é hora de relaxar”, disse. “É hora de mostrar resultados. Especialmente do meu lado. Tenho uma grande parte da carteira de pedidos.”

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