Comprar ou vender?

Sabesp (SBSP3): Entenda o modelo escolhido para a privatização

01 ago 2023, 10:45 - atualizado em 01 ago 2023, 10:58
Genial tem recomendação de “manter” para a Sabesp, com preço-alvo de R$ 58. (Imagem: YouTube/Sabesp)

O governo do Estado de São Paulo escolheu o modelo follow-on com acionista de referência para a privatização da Sabesp (SBSP3).

A empresa deve realizar uma oferta publica primária e secundária de ações, semelhante ao modelo adotado no caso da Eletrobras (ELET3).

No entanto, a Sabesp manteria acionistas de referência, inclusive com o governo de São Paulo em posição relevante.

Segundo a Genial Investimentos, a vantagem dessa diferença é evitar o questionamento que se faz sobre a Eletrobras, em que o governo detém 45% das ações, mas vota como 10%.

Será ainda discutido a possibilidade de o Estado deter uma “golden share” com poder de veto para algumas decisões.

A Genial tem recomendação de “manter” para a Sabesp, com preço-alvo de R$ 58.

Privatização da Sabesp

Segundo a Sabesp, o Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização (Cdped) discutiu as principais diretrizes do modelo para desestatização da Sabesp, sendo que os principais benefícios evidenciados, na primeira fase dos estudos, englobam:

  • Adição e antecipação de investimentos para atingimento das metas de universalização;
  • Redução de tarifas através da utilização de parte dos recursos gerados na transação.

Segundo a estatal, o conselho recomendou que o assunto retorne ao Cdped após a conclusão da próxima fase, para apreciação e deliberação dos próximos encaminhamentos.

A próxima fase dos estudos especializados para detalhamento da modelagem escolhida estará a cargo da Secretaria de Parcerias em Investimentos.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin