Empresas

Samarco eleva em 18% produção de pelotas e finos de minério de ferro no 1º tri

22 abr 2026, 20:07 - atualizado em 22 abr 2026, 20:07
Vale, VALE3, Samarco recuperação judicial bnp dívidas barragem fundão mariana rompimento
(Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

A mineradora Samarco, joint venture da Vale (VALE3) com a BHP, produziu 3,8 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro no primeiro trimestre, alta de 18% na comparação com o mesmo período de 2025, conforme prévia operacional divulgada nesta quarta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O resultado, segundo a empresa, confirma “níveis de produção em um patamar estruturalmente mais elevado”.

Na comparação com o quarto trimestre, porém, houve recuo de 3% na produção, em função de efeitos sazonais, disse a Samarco.

As vendas, por sua vez, somaram 3,2 milhões de toneladas entre janeiro e março, alta de 12% em relação ao mesmo trimestre do ano passado e queda de 37% ante o trimestre anterior, informou a companhia.

“Após um quarto trimestre excepcionalmente forte, beneficiado pela antecipação de embarques, os volumes de vendas se normalizaram, resultando em um perfil de embarques mais equilibrado no início do ano, ainda superior ao nível observado no ano anterior”, disse a companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O preço médio realizado de pelotas foi de US$130,3 por tonelada no primeiro trimestre, queda de 8% na comparação anual, mas alta de 2% na comparação trimestral, refletindo melhora sequencial na dinâmica de preços, segundo a Samarco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar