Samarco eleva em 64% produção de pelotas e finos de minério de ferro no 3T25
A Samarco, joint venture da Vale (VALE) com a BHP, elevou em 64% a produção de pelotas e finos de minério de ferro no terceiro trimestre ante o mesmo período de 2024, enquanto avança em sua retomada operacional, informou a companhia nesta terça-feira (28).
No total, a Samarco produziu 4,1 milhões de toneladas de produtos entre julho e setembro, maior volume desde sua retomada operacional, em dezembro de 2020. O montante foi ainda 6% maior que o produzido no segundo trimestre.
- LEIA AGORA: Resultados do 3T25: Veja como os números das empresas listadas na bolsa brasileira impactam o seu bolso
O desempenho de vendas, segundo a empresa, também registrou aumento de 108%, em comparação ao terceiro trimestre de 2024 e 3% em relação ao segundo trimestre deste ano.
“Estes resultados refletem a conclusão com ramp-up dos 60% da capacidade produtiva instalada e o ritmo consistente de embarques ao longo de período, a despeito do contexto global de pressão sobre o preço do minério de ferro”, disse a companhia.
O resultado é divulgado poucos dias depois de a Vale ter reportado que produziu 94,4 milhões de toneladas de minério de ferro entre julho e setembro de 2025, um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi impulsionado por um novo recorde do complexo S11D e pelo avanço dos principais projetos da companhia.
As vendas de minério de ferro somaram 86 milhões de toneladas, alta de 5%, superando a projeção de 72,3 milhões, com melhora nos preços, apoiada por prêmios mais altos pelos finos de minério (US$ 1,8 por tonelada).