BusinessTimes

Santander cai 7% após fundo soberano do Qatar anunciar venda de 2,5% do capital

28 mar 2017, 22:12 - atualizado em 05 nov 2017, 14:06

Por Ângelo Pavini, da Arena do Pavini

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Santander

As units (recibos de ações) do Santander Brasil fecharam em forte queda hoje, de 7,41%, aos R$ 28,35, a maior do Índice Bovespa, após o maior acionista individual do banco no país, a Qatar Holding, fundo soberano do governo do Qatar, anunciar que vai vender metade de sua participação. Hoje, a Qatar tem 5% do capital do Santander Brasil e deu início a uma oferta pública de 2,5% do capital do banco no Brasil e em Nova York. Serão cerca de 80 milhões de units.

A holding é um parceiro estratégico mundial do Grupo Santander. Em 2014, o Qatar havia dado uma demonstração de confiança na operação brasileira, ao manter a posição durante a oferta feita pelo controlador Santander para comprar todos os papéis em circulação com um acréscimo de 20% sobre o valor em bolsa.   

Segundo comunicado do Santander, a oferta de 50% da participação do Qatar “representa o reconhecimento do desempenho atual do Santander Brasil, bem como a confiança da Qatar Holding na continuidade da performance do banco no país”. A operação, continua o comunicado, deverá aumentar de forma significativa a liquidez dos papéis, representando um benefício de curto e médio prazo para a operação ao permitir que mais acionistas participem do crescimento do Santander no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O impacto imediato de uma oferta desse tamanho, porém, derrubou os preços das ações. A oferta terá o Santander como coordenador, ao lado do Bank of America Merrill Lynch e o Credit Suisse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
pavini@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar