Giro do Mercado

Santander (SANB11) surpreende, Bradesco (BBDC4) decepciona e Itaú (ITUB4) em linha; veja destaques dos bancos no 4T24

10 fev 2025, 14:33 - atualizado em 10 fev 2025, 14:36

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A temporada de resultados começou oficialmente para os grandes bancos na semana passada, quando Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11) divulgaram seus balanços no quarto trimestre de 2024 (4T24). De acordo com Renato Carvalho, editor-chefe do Money Times, os números trouxeram panoramas distintos.

“Todo mundo cresceu, mas tiveram diferenças. O Santander foi o que mais surpreendeu o mercado positivamente, com resultados acima do esperado, diferente do Bradesco, que veio com uma rentabilidade abaixo das expectativas. O Itaú entregou aquilo que se esperava”, disse Carvalho, em entrevista ao Giro do Mercado desta segunda-feira (10).

O programa ainda contou com a participação de Renan Dantas, editor-assistente do Money Times, que fez a cobertura dos resultados e acompanhou as apresentações dos bancos após a divulgação. De acordo com Dantas, o que chamou atenção foi a cautela dos CEOs em relação ao aumento da carteira de crédito em 2025.

Dantas ressalta que todos os bancos estão pessimistas em suas previsões para o cenário econômico, com expectativa de que a taxa Selic chegue a um patamar de 15%. No entanto, fatores como a recente queda do dólar podem mudar as perspectivas. Caso a taxa de câmbio se mantenha abaixo das expectativas, as instituições podem tomar mais riscos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para os jornalistas, o conservadorismo é característico dos bancos, até porque dessa forma continuam aumentando seus lucros. Um exemplo é o Itaú, que cresceu em segmentos considerados de baixo risco, como crédito para grandes empresas e crédito imobiliário, segundo Carvalho.

Nos casos de Bradesco e Santander, segmentos de maior risco como crédito pessoal e cartão de crédito foram os que mais cresceram. Apesar disso, os jornalistas afirmam que a inadimplência se mantém controlada.

Outros assuntos discutidos foram os resultados do BTG Pactual (BPAC11) e o impacto da ideia do Governo Federal de facilitar o acesso ao crédito consignado privado. Para acompanhar o programa na íntegra e ficar por dentro de todos os detalhes, acesse o canal do Money Times no youtube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar