Carteira Recomendada

Ação que saltou 26% em um único mês é small cap favorita entre 8 analistas – mas tem outra na disputa pelo pódio; veja

08 abr 2024, 15:53 - atualizado em 08 abr 2024, 15:59
Small Caps, Carteira Recomendada, Investimentos
Duas small caps foram as mais recomendadas para o mês, segundo 15 corretoras (Imagem: Bigc Studio/Canva)

A Santos Brasil (STBP3) — que saltou 26% em março — foi novamente a small caps preferida dos analistas para investir em abril. No entanto, esse mês, ela divide o pódio com a Marcopolo (POMO4).

As companhias receberam seis recomendações cada, mostra levantamento do Money Times, utilizando carteiras de 15 bancos, corretoras e casas de análise.

Na sequência, BR Partners (BRBI11) e SLC Agrícola (SLCE3) aparecem no ranking, com cinco indicações cada.

  • MONEY PICKS – UMA ANÁLISE 360º DO MERCADO: O Money Times analisou 30 carteiras recomendadas para descobrir onde estão as melhores oportunidades de investimento para abril, segundo as maiores casas de análise e bancos do país. Confira o material completo gratuitamente aqui.

Por que investir na Santos Brasil?

Os analistas do BTG avaliam de forma otimista a STBP3, devido ao ambiente de preços mais favoráveis no porto, perspectivas de volumes melhores — ajudados por uma base de comparação fraca, ganhos de participação de mercado com restrições de infraestrutura dos principais concorrentes e melhor mix —, além da grande redução do risco regulatório e níveis atrativos de valuation.

“A Santos Brasil anunciou a renovação do contrato com a Maersk para seu terminal Tecon Santos, que, segundo nossos cálculos, implica um aumento de preço de 60% (assumindo crescimento de volumes ano a ano estável), que já foi observado no quarto trimestre e deve ter efeito completo nos resultados de 2024”, apontam.

Atualmente, as discussões em andamento sobre a expansão da capacidade do Porto de Santos e a decisão de não prosseguir com o terminal STS10, aumentam o valor estratégico do terminal da companhia.

“Adicionalmente, devido ao acidente da operadora BTP, a STBP conseguiu negociar dois contratos com a MSC com duração de mais de um ano, o que deve trazer 200 mil a 250 mil contêineres, suportando um momento positivo para os resultados operacionais”, afirma BTG.

Por que investir na Marcopolo?

Sendo também uma recomendação do mês pelo BTG, os analistas permanecem otimistas com os resultados de Marcopolo, devido à recuperação da indústria de ônibus — impulsionada pelas tarifas aéreas mais altas, com os clientes optando por viagens de ônibus —, a capacidade de produção ajustada e um cenário melhor para o fornecimento de componentes.

“Apesar da alta da ação no ano passado, acreditamos que o momento positivo de curto prazo persistirá, impulsionado por uma demanda resiliente na produção de ônibus, um ambiente favorável para os preços e alavancagem operacional, e novos leilões do programa Caminho da Escola”, diz o relatório.

Outro impulso para a recomendação do banco foi a mudança recente na gestão da companhia, que transmitiu uma mensagem positiva em relação às práticas de governança, e uma melhora nas políticas internas.

De acordo com o relatório de análise, a decisão abriu espaço para novas oportunidades, como, por exemplo, aprimorar o posicionamento B2B da empresa e acelerar a transformação tecnológica.

Veja as Small Caps mais recomendados para abril:

Empresa Ticker Recomendações
Marcopolo POMO4 6
Santos Brasil STBP3 6
BR Partners BRBI11 5
SLC Agrícola SLCE3 5

Levantamento

O levantamento do Money Times foi realizado com base em informações de carteiras recomendadas divulgadas por 15 instituições. Para abril, foram indicadas 76 small caps, somando 139 recomendações.

O levantamento foi elaborado com as carteiras de Ágora Investimentos, BB Investimentos, BTG PactualNu Invest, Eleven, Genial Investimentos, Guide Investimentos, Itaú BBA, Levante, Mirae AssetÓrama, Santander, Terra Investimentos, XP Investimentos e Warren.

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.