FGTS

Saque do FGTS: Aplicativo apresenta ‘sala de espera virtual’ e usuários enfrentam filas

18 abr 2022, 16:52 - atualizado em 18 abr 2022, 16:52
saque do FGTS
As filas variam de 1 a 10 minutos e a mensagem no aplicativo foi verificada pela redação do Money Times (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O aplicativo do FGTS está com uma “sala de espera virtural” nesta segunda-feira (18), dois dias antes do início da liberação do saque extraordinário de até R$ 1 mil para os contribuintes.

As filas variam de 1 a 10 minutos, segundo a mensagem que aparece no aplicativo e foi verificada pela redação do Money Times.

Nas redes sociais, internautas também reclamavam de erros e bugs no aplicativo.

Procurada por esta reportagem, a Caixa Econômica Federal afirmou, em ligação, que o sistema do aplicativo está “operando normalmente”, e que as filas poderiam ser ocasionadas momentaneamente em horários de “pico” de acessos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas redes sociais, internautas também reclamam de erros e bugs no aplicativo (Money Times)

Consultando a disponibilidade de saque

Na próxima quarta-feira (20), a Caixa Econômica Federal começará a liberar os saques do benefício.

Pelo calendário divulgado há um mês, a liberação dos recursos começará pelos trabalhadores nascidos em janeiro e segue até 15 de junho, quando recebem os nascidos em dezembro.

A maioria receberá o dinheiro automaticamente, em sua conta poupança social da Caixa. Entretanto, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, o trabalhador terá que pedir a liberação dos recursos.

Para saber se receberá automaticamente o dinheiro, o trabalhador por fazer uma consulta tanto no site fgts.caixa.gov.br quanto no aplicativo.

Pelo site
•     Acesse o site www.fgts.caixa.gov.br
•     Na página inicial, escolha a opção “Saque Extraordinário do FGTS” e clique em “Consulte aqui”
•     Informe o CPF ou o número do PIS
•     Clique em “Não sou um robô”, selecione as imagens pedidas pelo sistema e clique em “Verificar”
•     Informe a senha usada para consultar o extrato do FGTS. Caso o trabalhador não se lembre ou não a tenha, clique em “Cadastrar/recuperar senha”
•     Cadastre seu número de celular para receber SMS com atualizações sobre o saque. Se não quiser receber mensagens, basta clicar em “Não quero receber Extrato FGTS e notificações em meu celular”
•     Por fim, aparecerá uma mensagem informando se você tem direito ao saque do FGTS, a data da liberação do dinheiro e como será feita essa retirada

Pelo aplicativo
•     Atualize ou baixe o aplicativo FGTS no dispositivo móvel
•     Entre no aplicativo
•     Clique em “Continuar” quando o sistema perguntar se pode usar caixa.gov.br
•     Informe o CPF
•     Clique em “Não sou um robô”, selecione as imagens pedidas pelo sistema e clique em “Verificar”
•     Informe a senha usada para consultar o extrato do FGTS e clique em “Entrar”
•     Após mensagem com informações sobre o saque extraordinário do FGTS, clique em “Entendi”
•     Na tela inicial, clique em “Saque Extraordinário”, no quadro laranja
•     Na tela seguinte, aparecerá o valor disponível para saque
•     Clique em “Ver contas FGTS liberadas” para saber de que contas o valor está sendo liberado
•     Na próxima tela, aparecerá a quantia disponível para saque
•     Caso o pagamento seja automático, o aplicativo informará a data e o modo de retirada

O dinheiro estará disponível até o dia 15 de dezembro para resgate. Se não for gasto, retirado ou transferido para uma conta corrente, voltará para a conta vinculada do FGTS com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.

Pedindo o saque em caso de depósito não automático

O próprio aplicativo pedirá que o trabalhador faça o pedido de saque, bastando clicar no botão “Solicitar saque”, de cor laranja.

Clique em “Confirmar” para autorizar a abertura de conta poupança social da Caixa em seu nome. Essa é a única opção para receber os recursos do FGTS.

A seguinte mensagem deve surgir: “A Caixa irá processar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta”.

Confira o calendário

Mês de nascimento Data da liberação
Janeiro 20 de abril
Fevereiro 30 de abril
Março 4 de maio
Abril 11 de maio
Maio 14 de maio
Junho 18 de maio
Julho 21 de maio
Agosto 25 de maio
Setembro 28 de maio
Outubro 1° de junho
Novembro 8 de junho
Dezembro 15 de junho

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

*Com informações da Agência Brasil

Estagiária
Graduanda em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com enfoque acadêmico em Finanças Públicas. Tem experiência em empreendedorismo e novos negócios, tendo atuado na aceleradora de startups FGV Ventures. Participou da produção de podcasts sobre políticas públicas e atualidades, como "Dos dois lados da rua", "Rádio EPEP" e "Impacto FGV EAESP Pesquisa". Atuou como repórter na revista estudantil Gazeta Vargas.
laura.intrieri@moneytimes.com.br
Graduanda em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com enfoque acadêmico em Finanças Públicas. Tem experiência em empreendedorismo e novos negócios, tendo atuado na aceleradora de startups FGV Ventures. Participou da produção de podcasts sobre políticas públicas e atualidades, como "Dos dois lados da rua", "Rádio EPEP" e "Impacto FGV EAESP Pesquisa". Atuou como repórter na revista estudantil Gazeta Vargas.