Saúde

Saúde reduz para 7 dias quarentena em casos assintomáticos de Covid-19

10 jan 2022, 20:32 - atualizado em 10 jan 2022, 20:32
Coronavírus
A medida tem como objetivo permitir que pessoas que contraíram a Covid-19 possam retornar mais cedo aos postos de trabalho quando não apresentarem sintomas da doença (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira a redução de 10 para sete dias do período recomendado de quarentena para pessoas diagnosticadas com Covid-19 que não apresentem sintomas da doença, e o prazo pode ser reduzido para cinco dias caso a pessoa tenha um teste negativo para o coronavírus no quinto dia.

“A nossa mensagem principal é que o isolamento é de sete dias, se ele não quis testar no quinto e tiver sem sintomas no sétimo ele pode sair do isolamento”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Medeiros, em entrevista coletiva.

A decisão ocorre após o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos reduzir no final de dezembro o período de isolamento recomendado para pessoas com Covid assintomática, de 10 para cinco dias.

Segundo o CDC, uma revisão de 113 estudos de 17 países mostrou que a maior parte da transmissão ocorre no início do curso da infecção.

A medida tem como objetivo permitir que pessoas que contraíram a Covid-19 possam retornar mais cedo aos postos de trabalho quando não apresentarem sintomas da doença, em meio a uma escassez de mão de obra mediante o avanço da altamente transmissível variante Ômicron do coronavírus.