Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Sebrae, Senai e Sesi abrem três chamadas do Edital de Inovação para a Indústria no valor de R$ 13 milhões

Diana Cheng
19/01/2019 - 13:01
(Pixabay)

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou nesta sexta-feira (18) três chamadas do Edital de Inovação para a Indústria no valor de R$ 13 milhões para startups interessadas em desenvolver projetos relacionados à sustentabilidade, ao bem-estar social, à inteligência operacional e à eficiência.

+ Veja aqui quais são as pequenas gigantes da Bolsa que podem te ajudar a transformar centavos em milhões

11 ações que irão mandar bem nos resultados do 4º trimestre, segundo o BTG

Segundo Marcelo Prim, gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, o destaque está no valor do aporte. “O aumento da quantia investida pelas empresas mostra que elas estão vendo maior valor agregado nos editais de inovação”, afirma. “É uma oportunidade de compartilhar riscos tecnológicos e de negócios e de ter acesso ao quadro de pesquisadores que o SENAI coloca à disposição”.

O lançamento das chamadas irá ocorrer em três estados: na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) no dia 21 de janeiro; na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) no dia 23; e na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) no dia 25.

Para Célio Cabral, gerente de Inovação do Sebrae, o edital é uma ótima oportunidade para que pequenos, médios e grandes negócios se aproximem. “Esta relação vai muito além do desenvolvimento da tecnologia. O Sebrae busca assim apoiar as pequenas empresas em diversas etapas do processo, como a preparação da pequena empresa para se relacionar com as grandes, ações de melhoria de gestão, qualidade do produto e acesso a mercados”, explica.

Empresas parceiras

Uma das chamadas é da Enel Green Power, que propõe três desafios: elaborar uma solução para levar água potável a populações carentes disso; diminuir a poeira em residências próximas a construções de usinas fotovoltaicas e eólicas; e resolver a gestão de resíduos sólidos e promoção do melhor aproveitamento do lixo no Nordeste brasileiro.

Outra chamada é da Engie Energia, que selecionará seis startups com propostas de soluções aplicáveis e funcionais, tais como otimização do consumo de energia, diminuição de desperdícios e criação de um sistema para a gestão da saúde e da segurança do trabalho.

A terceira e última chamada é da Ternium. As dez startups com soluções para o desenvolvimento do monitoramento online para garantias físico químicas das matérias-primas e para a automatização que determina o peso de materiais baseado no volume versus densidade serão escolhidas. Também é preciso apresentar uma solução no que diz respeito à mobilidade urbana e ao rastreamento online dos resíduos e coprodutos gerados no processo siderúrgico.

Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 18/01/2019 - 18:26

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de carreira?
Receba todo domingo as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto