SEC aprova mudanças nas regras para lançamentos de ETFs e anima mercado nos EUA

A Securities and Exchange Commission (SEC), a CVM dos Estados Unidos, realizou algumas mudanças para o lançamento de fundos de índice (ETFs, na sigla em inglês) no país e que devem movimentar o mercado de criptomoedas.
A primeira delas seria explorar uma nova estrutura de listagem simplificada para ETFs de criptomoedas, o que ajudaria a automatizar uma “parte significativa” do processo de aprovação dos fundos.
Em linhas gerais, ao invés de enviar um formulário preliminar antes de listar o produto na bolsa, os gestores do ETF poderiam pular essa etapa, registrando apenas o documento inicial de listagem (ou S-1). Com isso, o tempo de espera seria de aproximadamente 75 dias.
Assim, caso a SEC não se opusesse à solicitação, a empresa estaria liberada para negociar o produto. Isso reduziria os ruídos de comunicação entre o órgão regulador e os gestores.
- Disputa entre Governo e Congresso sobre IOF e dados de emprego nos EUA movimentam Ibovespa (IBOV); Acompanhe o Giro do Mercado de hoje e fique por dentro do que mexe com seus investimentos.
SEC libera ETFs de staking de criptomoedas
Já entre as decisões que começam a movimentar de fato o mercado, SEC também aprovou o primeiro ETF de staking de criptomoedas dos Estados Unidos.
Vale lembrar que o staking é uma forma de conseguir uma renda passiva dentro do universo digital, emprestando as moedas para a rede em troca de dinheiro (yields).
Com isso, a SEC deu o aval para REX Shares Solana ETF (SSK), que passou a ser negociado nesta quarta-feira (2), foi o primeiro produto que inclui recompensas de staking como parte de sua estratégia.
A aprovação acontece em um momento em que a SEC enfrenta um acúmulo de solicitações para vários ETFs de criptomoedas — com muitos dos prazos finais definidos para o segundo semestre de 2025.
Entre as solicitações pendentes dos gestores, estão ETFs em Litecoin (LTC), Dogecoin (DOGE), Solana (SOL) e XRP (XRP), bem como fundos de staking em ethereum.