Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Secovi-SP: Falta de pagamento do aluguel corresponde a 89,1% das ações judiciais em junho

02/08/2019 - 18:26
Dentre as 1.243 ações judiciais de junho relacionadas ao mercado de locação na capital paulista, 1.107 processos, correspondem à falta de pagamento do aluguel (Imagem: Money Times)

Dentre as 1.243 ações judiciais de junho relacionadas ao mercado de locação na capital paulista, 1.107 processos – 89,1% – correspondem à falta de pagamento do aluguel, segundo mostra o levantamento realizado pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).

As ordinárias, que correspondem à retomada de imóvel para uso próprio, de ascendente ou descendente, reforma ou denúncia vazia, representaram 5% das ações. As de renovação compulsória de contratos comerciais com prazo de cinco anos fecharam em 61, representando 4,9% do total. As consignatórias, por outro lado, motivaram 13 processos.

Evolução das ações locatícias no mês

Houve queda de 17,1% no total de ações que ingressaram no Tribunal em junho ante o mês anterior. Na comparação entre junho deste ano e junho de 2018, a redução foi de 16%.

“A diminuição da quantidade de ações indica a consolidação de um mercado de locação forte”, explica Jaques Bushatsky, diretor de Legislação do Inquilinato do Secovi-SP. “Alguns ainda encontram dificuldades para pagar, mas a lei clara, com consequências conhecidas – em alguns casos, o despejo -, permite o bom rumo das locações”.

Acumulado

No semestre, foram contabilizadas 7.993 ações, o que representa uma leve retração de 0,2% ante o mesmo período do ano passado. Na análise dos últimos 12 meses, houve queda de 1%, tendo as ações chegado em 16.031 ações.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 02/08/2019 - 18:26