Giro do Mercado

Selic em 14,25%: Analista destaca setores e ativos que podem dar segurança ao investidor com juros nas alturas

20 mar 2025, 13:40 - atualizado em 20 mar 2025, 13:40

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Comitê de Política Monetária (Copom) correspondeu às expectativas do mercado e elevou a taxa Selic para 14,25% ao ano, o maior patamar desde 2016. Para Rafael Cota, gestor de renda variável da Inter Asset, o investidor precisa atuar no mercado com uma margem de segurança. 

“Temos buscado ativos descontados, que eventualmente se beneficiem deste cenário. Pensando em estratégia, setores como seguradoras e bancos podem se beneficiar deste momento de juros mais altos”, disse Cota, em entrevista ao Giro do Mercado desta quinta-feira (20).

No caso das seguradoras, o analista destaca que o resultado operacional é impactado positivamente pelos juros nas alturas, já que as empresas tendem a investir os prêmios recebidos em títulos de renda fixa. O analista menciona papéis como Caixa Seguridade (CXSE3) e BB Seguridade (BBSE3).

Melhores investimentos para 2025

Cota citou a sinalização do Banco Central, de que as próximas altas sejam de menor magnitude. Em uma eventual desaceleração dos juros nos próximos meses, Cota acredita que o investidor deve olhar para empresas endividadas, que podem acabar sendo boas oportunidades por estarem descontadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerando o ano de 2025, o especialista destacou o potencial dos setores de energia e saneamento e citou ativos como Copel (CPLE6), Cemig (CMIG4) e Copasa (CSMG3), que vem ampliando o controle de custos e apresentando bons resultados.

Entretanto, o analista ressaltou que a iminente desaceleração econômica pode acabar afetando a temporada de resultados do primeiro trimestre de 2025 (1T25). Para os próximos dias, Cota fez alerta ao investidor: “Volatilidade não é risco. Risco é perda permanente de capital. O investidor precisa se proteger para não perder dinheiro”, afirmou.

A jornalista Paula Comassetto, apresentadora do programa, ainda comentou o desempenho dos mercados internacionais com a decisão do Federal Reserve sobre os juros nos Estados Unidos (EUA). Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no youtube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar