AgroTimes

Sem boi de safra agora, na vizinha entressafra ficará pior. Rebanho curto dará preços acima do normal

06 abr 2021, 14:55 - atualizado em 06 abr 2021, 15:55
Pastos secos e mais vazios ficarão mais acentuados nesta próxima entressafra

A acentuada falta de boi em um período em que a safra de verão deveria estar provendo a oferta, carrega um diferencial para a entressafra deste ano.

Quando o tempo ficar mais frio e as chuvas param, secando os pastos, a partir de maio, proporcionando um valor tradicionalmente superior da @, em 2021 o animal poderá estar mais caro do que já estaria.

O sintoma maior é o rebanho nacional mais curto. Fêmeas retidas para cria e bezerro caro tiraram volume de gado das fazendas.

E muita gente acredita que a diminuição no número de abates, em 2020, de 8,5%, chegando a 29,7 milhões de cabeças processadas, segundo dados do IBGE, foi bem mais elevada.

Como o produtor Juca Alves, de Barretos, que verifica, no Norte de São Paulo e região do Triângulo Mineiro, pastos mais vazios do que o normal.

“Não fosse o mercado doméstico segurando, a @ iria para os R$ 350”, acredita.

Pelo Cepea, de segunda, o preço em São Paulo alcançou os R$ 317, por exemplo.

Alves também não vê oferta suficiente para atender as exportações, que subiram em março para volumes recordes para o mês, e está fazendo os confinadores “rodarem atrás de boi magro”, outro animal raro na praça.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar