CryptoTimes

Sem pressa: Banco Central Europeu ainda vai decidir se emitirá euro digital

12 nov 2020, 16:33 - atualizado em 12 nov 2020, 16:33
O euro digital é considerado um complemento ao dinheiro físico, em vez de um substituto (Imagem: Crypto Times)

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), afirmou que seu “pressentimento” é que a Europa irá lançar um euro digital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o fórum do BCE no evento Central Banking 2020 nesta quinta-feira (12), Lagarde disse que, embora o banco central não está “com pressa de ser o primeiro”, ela acredita que uma decisão será tomada para que o projeto avance.

“Não é um detalhe nem uma teimosia; é algo que, se for mais barato, rápido e seguro para os usuários, então devemos explorá-lo”, afirmou ela, acrescentando:

Se irá contribuir para melhorar a soberania monetária, a autonomia para a Zona do Euro, eu acho que deveríamos explorá-lo. 

Se irá facilitar pagamentos internacionais, que são bem complicados em alguns locais de nosso grande mundo, então devemos explorá-lo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seus comentários vêm após o BCE ter anunciado, em 2 de outubro, que irá intensificar suas iniciativas de explorar o desenvolvimento de um euro digital — a chamada moeda digital emitida por banco central (CBDC) — com o lançamento de uma consultoria e pesquisa pública.

O euro digital é considerado um complemento ao dinheiro físico, em vez de um substituto.

A Força-Tarefa de Autonível do Eurosistema do BCE sobre CBDCs também publicou um grande relatório sobre as consequências da emissão de um euro digital, identificando cenários que indicam a necessidade da emissão de um euro digital.

Libra é uma moeda de valor estável (stablecoin) impulsionada pelo Facebook, mas que causa receio em líderes globais (Imagem: Crypto Times)

Esses cenários incluem a crescente demanda por pagamentos digitais na Europa, uma queda significativa no uso do dinheiro em espécie, uma grande adesão de CBDCs emitidas por outros bancos centrais e o lançamento de iniciativas privadas de pagamentos globais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este último parece se referir à stablecoin Libra, proposta pelo Facebook, que é amplamente considerada como o “pivô” do aceleramento das iniciativas de bancos centrais.

A tentativa da China em apresentar um yuan digital — que já está sendo testado no país — é considerada como outro direcionador fundamental para os governos ocidentais.

A Força-Tarefa sobre CBDCs foi formada em janeiro de 2020 e é composta por representantes de mais de 20 bancos centrais europeus, incluindo o da França, Alemanha e Espanha.

No evento desta quinta-feira, Lagarde disse que, mesmo se a decisão de avançar com o projeto do euro digital for tomada, não estará “imediatamente disponível”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O BCE ainda terá que avaliar inúmeras questões, incluindo antilavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, privacidade de usuários e em qual tecnologia utilizar, segundo Lagarde.

Ela acrescentou que o lançamento de um euro digital demoraria entre dois e quatro anos.

Andrew Bailey Banco da Inglaterra
Andrew Bailey, presidente do Banco da Inglaterra, é contra uma criptomoeda de iniciativa privada (Imagem: Reuters)

Comentários de Powell e Bailey

Jerome H. Powell, presidente do Federal Reserve dos EUA, durante o mesmo painel, afirmou que os EUA está “comprometido a cuidadosamente avaliar os possíveis custos e benefícios de uma moeda digital emitida por banco central.

Porém, sobre comentários anteriores, ele acrescentou que o status do dólar como a moeda de reserva global significa que é “essencial que façamos tudo direito em vez de tentarmos ser os primeiros”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Andrew Bailey, presidente do Banco da Inglaterra, que discursou com Powell e Lagarde, deu um alerta para possíveis emissores de stablecoins privadas.

“As pessoas acham que eu tenho o direito de esperar por uma certeza de valor do instrumento que usam para realizar pagamentos”, disse ele.

Preciso dizer que eu acho que isso significa que o nível está altíssimo para stablecoins privadas e eu não acho que eles chegaram a esse nível. Eles não chegaram a esse nível, na minha opinião. Pode ser que a resposta a esse nível seja uma moeda digital emitida por banco central.

G7 é contra o projeto Libra
até que seja “adequadamente” regulamentado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar