Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Seminário discute acesso à energia elétrica na Amazônia; acompanhe

26/05/2021 - 14:34
Energia Elétrica Linhas de Transmissão
Ao passarmos por este primeiro ano de emergência sanitária, foi possível verificar como comunidades com acesso à energia para comunicação (Imagem: Unsplash/@wolfgang1809)

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (26) um seminário para discutir o Projeto de Lei 4248/20, que determina que, até 2023, todos os municípios da Amazônia Legal deverão contar com acesso à energia elétrica.

O debate foi proposto pelo deputado Airton Faleiro (PT-PA), autor do projeto, com apoio da deputada Vivi Reis (Psol-PA). Os parlamentares pretendem acelerar a tramitação da proposta.

“Ao passarmos por este primeiro ano de emergência sanitária, foi possível verificar como comunidades com acesso à energia para comunicação, iluminação e refrigeração tiveram uma resiliência muito maior aos efeitos nefastos da pandemia”, justificam Faleiro e Reis no documento em que pedem o debate.

“E agora, entendemos ainda mais que é fundamental, que neste momento ainda de emergência que vivemos, as comunidades possam ao menos ter uma base com energia que lhes garanta o mínimo para continuar no enfrentamento à difusão do vírus. Um exemplo é a complexa logística vacinal”, completam.

O seminário acontece no plenário 12, às 13 horas. Confira a programação:

Abertura

  • autor do PL 4248/20, deputado Airton Faleiro;
  • relator do PL 4248/20, deputado  José Ricardo (PT-AM);
  • diretor do Departamento de Políticas Públicas e Universalização do Acesso à Energia do Ministério de Minas e Energia, Paulo Gonçalves Cerqueira;
  • representante da Rede Energia & Comunidades, Alessandra Mathyas.

Painel 1 – PL 4248/20: acesso emergencial à política de universalização no contexto da Covid-19

  • assessor técnico da Liderança do Partido dos Trabalhadores Telton Corrêa.

Painel 2 – Reflexos da Covid-19 em comunidades sem acesso à energia

  • representante do Projeto com Saúde Alegria sem Corona, na região da Resex Tapajós/Arapions e terras indígenas, Caetano Scanavino;
  • Marcelo Martins, que vai falar sobre a mitigação dos efeitos da Covid-19 nas terras indígenas do Xingu que trabalham com sistemas de energia renovável distribuída.

Painel 3 – Programa Mais Luz para a Amazônia: reestruturação para atender a emergência sanitária

  • representante do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) Munir Soares;
  • diretor do Departamento de Políticas Públicas e Universalização do Acesso à Energia do Ministério de Minas e Energia, Paulo Gonçalves Cerqueira;
  • representante da Distribuidora Equatorial Energia Pará Giorgiana Freitas Pinheiro;
  • representante da Distribuidora Energisa Job de Figueiredo Silvério Alves.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 26/05/2021 - 14:34

Cotações Crypto
Pela Web