Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Senado aprova em 1º turno texto principal da PEC que adia eleições municipais

23/06/2020 - 19:11
Senado
Senadores analisarão emendas a serem votadas separadamente e a PEC precisa ser submetida a uma segunda rodada de votação antes de seguir para análise da Câmara dos Deputados. (Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O Senado aprovou nesta terça-feira, em primeiro turno, o texto-base de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais deste ano de outubro para novembro em decorrência da pandemia de Covid-19.

Relatado pelo senador Weverton (PDT-MA), o texto aprovado transfere o pleito para a escolha de prefeitos e vereadores dos dias 4 e 25 de outubro (primeiro e segundo turnos) para os dias 15 e 29 de novembro em caráter excepcional, e abre a possibilidade para reavaliação das datas em Estados e municípios que não tiverem condições sanitárias de realizar as eleições.

Senadores analisarão emendas a serem votadas separadamente e a PEC precisa ser submetida a uma segunda rodada de votação antes de seguir para análise da Câmara dos Deputados.

Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não há consenso na Casa sobre o adiamento das eleições e a proposta ainda não conta com os votos necessários para ser aprovada.

Por se tratar de uma PEC, a proposta precisa da chancela de três quintos dos parlamentares em cada Casa — o equivalente a 49 senadores 308 deputados.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Renan Dantas - 23/06/2020 - 19:11