Política

Senado faz seminário no RJ para debater Bicentenário da Independência

04 set 2022, 19:00 - atualizado em 02 set 2022, 13:12
Bandeira do Brasil
O seminário do Bicentenário da Independência começa na segunda-feira (5), às 18h, no Clube de Engenharia (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

O Senado fará um seminário com o tema “Bicentenário da Independência: legado e desafios” para discutir diferenças regionais, diversidades e conflitos que marcaram esse processo histórico. O seminário começa na segunda-feira (5), às 18h, no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro. Em novembro serão realizados outros dois debates, nos dias 7 e 12.

A comissão especial curadora O Senado Federal e os 200 anos da Independência do Brasil, em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (Ibep), vai promover o evento.

O primeiro encontro terá a participação do presidente da Comissão do Bicentenário, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Também  foram convidados Ailton Krenak, da Aliança dos Povos da Floresta, a historiadora Isabel Lustosa e o presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (Ibepe), Francis Bogossian.

Em entrevista à Rádio Senado, Randolfe destacou a importância de comemorar a data e debater o processo histórico que conduziu à Independência do Brasil.

“Eu sou muito crítico àqueles que não querem celebrar os 200 anos. O Brasil se formou como nação com todas as suas vicissitudes. Essas vicissitudes da nossa formação têm que ser confrontadas. Nós temos que enxergar, para superá-las. Nós queremos, daqui a 200 anos, legar um país muito melhor do que recebemos até aqui”, apontou.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também comentou a importância do evento.

“É um momento único para relembrarmos nosso passado, nossa história, reconhecermos e identificarmos os nossos valores e reafirmarmos o nosso compromisso com a liberdade”.

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) e o professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Manuel Domingos participarão como expositores. O vice-presidente do Ibep, Lincoln Penna, vai mediar o debate.

Outros debates

Em 7 de novembro, a historiadora Heloísa Starling, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o escritor e jornalista Eduardo Bueno participarão do debate com o tema: “As Dependências do Brasil: resistências e horizontes”. O escritor Roberto Amaral participará como expositor. Para mediar o encontro, foi convidado Luis Antônio Elias, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

No dia 12 de novembro as debatedoras Claudia Wassermann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a deputada Joênia Wapichana (Rede-RR) vão abordar o tema: “As Perspectivas da Independência do Brasil República”, com a participação de Marcio Pochmann, Presidente do Instituto Lula, que atuará como expositor. Foi convidado para mediação Marcelo Barbosa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.