Economia

Sentimento da Zona do Euro cai ainda mais em abril sobre a guerra na Ucrânia

02 maio 2022, 8:36 - atualizado em 02 maio 2022, 8:36
O indicador do sentimento econômico mensal da Comissão Europeia caiu para 105,0 pontos no mês passado de 106,7 pontos em dado revisado para baixo em março (Imagem: REUTERS/Arnd Wiegmann)

O sentimento econômico da zona do euro caiu muito mais do que o esperado em abril, quando o segundo mês completo da guerra na Ucrânia e saltos de preços de commodities relacionadas afetaram a confiança em todos os setores, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira.

O indicador do sentimento econômico mensal da Comissão Europeia caiu para 105,0 pontos no mês passado de 106,7 pontos em dado revisado para baixo em março

Economistas consultados pela Reuters esperavam uma leitura de 108,0, abaixo dos 108,5 inicialmente informados em março.

A indústria estava entre os setores mais atingidos, com o sentimento caindo de 9,0 em março para 7,9 pontos, enquanto a confiança do comércio varejista caiu para -4,3 de -2,4.

Os consumidores se tornaram mais pessimistas com uma leitura de -22,0, de -21,6 antes. Os serviços, uma grande parte da economia da zona do euro, caiu de 13,6 para 13,5.

As expectativas de preços de venda entre os fabricantes subiram para uma máxima de 60,8, de 57,2 em março, mas entre os consumidores as expectativas de inflação 12 meses à frente caíram acentuadamente para 50,0, de um recorde histórico de 62,9 alcançado em março.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.