Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Setor de Games: 3 companhias que podem subir de “level” a sua carteira

14/06/2020 - 12:15
Setor de games pode ser uma boa opção de investimentos (Imagem: Patrick T. Fallon/Bloomberg)

O mercado de games vem despontando nos últimos anos, o que pode ser uma ótima oportunidade para diversificar a sua carteira de investimentos.

Veja, a seguir, três companhias promissoras no setor:

Activision Blizzard (ATVI)

É uma das maiores companhias do setor de games, nasceram de uma fusão entre a Activision e a Blizzard em julho de 2008. Ela faz parte da composição do S&P 500 e é membro da Fortune 500. Sua sede fica nos Estados Unidos, Santa Monica, Califórnia.

Sob a marca Activision, a companhia desenvolve, distribui e publica jogos de franquias que devem ter passado pela vida de alguns dos leitores, como o famoso jogo de guerra Call of Duty, Spyro e Crash, aquele jogo da raposa que lutava contra um gênio do mal que possuía um cabeção (rs).

Sob a marca da Blizzard, acredito que alguns também (assim como eu) chegaram a jogar o maior jogo de MMO RPG (estilo de jogo que envolve mundo aberto, muitos jogadores conectados e classes de personagens para serem seguidas) World of Warcraft que até hoje está no trono como MMO mais com mais players ativos online e que pagam uma mensalidade para jogar o jogo.

Além disso, ela conta com franquias de nomes de peso como Diablo, Starcraft, Heroes of the Storm, Hearthstone, Overwatch, Bubble Witch, Farm Heroes, Warcraft Reforged, dentre outros.

A companhia reporta que em sua plataforma de jogos possuem aproximadamente 500 milhões de usuários ativos por mês em 196 países.

Ela segue investindo pesado em suas franquias, sendo que o segmento Blizzard está focando em novos projetos do Diablo e Overwatch, expandindo o mundo warcraft (como o lançamento do WoW Classic) e em novos produtos de brinquedos (sim, setores que se ligam, games e brinquedos).

Já Activision, está focando nos lançamentos dos novos Call of Duty’s e focando em dispositivos móveis com o lançamento também do COD Mobile e assim na nova redefinição da base de usuários por conta da entrada em novas plataformas.

Como suas ações performaram nos últimos anos?

Fonte: Avenue Broker

Quem comprou as ações da companhia lá em 2013 e acreditou que o setor de games cresceria cada vez mais acumula uma valorização de cerca de 533%! Quem comprou algumas ações a $10 dólares (2013) multiplicaram seu capital investido por 6x atualmente.

EA – Electronic Arts Inc (EA):

Outra companhia americana de vídeo games, sediada em Reedwood City, Califórnia. É a segunda maior companhia de jogos nas Américas e na Europa por receita e valor de mercado (aproximadamente $ 49 bilhões de dólares).

Fundada em 27 de maio de 1982 por um ex-funcionário da Apple, Trip Hawkins, a empresa é pioneira na indústria de jogos (desenvolvendo, distribuindo e publicando jogos) e destacou-se por promover os designer e programadores responsáveis por seus jogos.

A companhia é dona de jogos que marcaram uma geração também, como Battlefield (jogo de guerra famoso por ter mapas grandes e quase simular o que seria uma guerra), Need for Speed (o famoso jogo de corrida que deu origem a uma das maiores franquias de games da história), The Sims, Medal of Honor, Dead Space, Mass Effect, Plant vs Zombies, Dragon Age, Titanfall e Star Wars.

Também por parte da EA Sports, como FIFA, Madden NFL, NBA Live, NHL e EA Sports UFC. A empresa também tentou desenvolver sua própria plataforma para distribuição de jogos, chamada Origin (que tenta competir com a Steam da Valve).

É uma companhia que está também partindo para o mobile (smartphones) com os lançamentos dos jogos Star Wars: Galaxy of Heroes e Madden NFL Mobile.

Está tentando competir com a febre dos “Battle Royales” (estilo de jogo onde 1 jogador tem que batalhar contra outros jogadores e o último a sobreviver vence) com o jogo Apex Legends, que recebeu 25 milhões de jogadores em apenas 1 semana, quebrando o recorde do até então rei dos “Battle Royales” Fortnite (que era de 10 milhões de jogadores em duas semanas).

É uma companhia que tem uma boa relação com Disney, Microsoft, Apple, Google e Sony. Pois, ela usa várias dessas plataformas para publicar ou distribuir os seus jogos.

Como suas ações performaram nos últimos anos?

Fonte: EA 10-K Report

 

Notem a tabela do gráfico, quem colocou 100 dólares em 2014 estaria tirando em 2019 $350 dólares. Uma multiplicação do seu capital investindo em 3,5x em apenas 5 anos.

Take-Two Interactive Software (TTWO)

Chegamos na última companhia. Está é uma das minhas preferidas em questão de lançamento de jogos (mas é apenas uma opinião pessoal de alguém que consome os produtos do setor) e é a terceira maior companhia do setor de games nos EUA por receita.

A Take Two é uma companhia também americana, que fica na cidade de Nova Iorque e que foi fundada pelo Ryan Brant em setembro de 1993.

Atualmente ela é uma desenvolvedora, editora e comerciante líder de entretenimento interativo para consumidores em todo o mundo.

Desenvolvem e publicam produtos por meio dos selos, Rockstar Games, 2K, Private Division, Ghost Story, além da Social Point, uma desenvolvedora líder de jogos para celular.

Seus produtos são projetados para sistemas de console e computadores pessoais, incluindo smartphones e tablets, e são entregues através de varejo físico, download digital, plataformas online e serviços de streaming em nuvem.

Acho que alguns irão se lembrar, mas para quem não conhece, ela desenvolve e publica jogos como Grand Theft Auto (GTA), Red Dead Redepmtion, as franquias Mafia e Bioshock, além de jogos como NBA 2K20, Civilization, XCOM e Boderlands.

A companhia fez um ótimo trabalho nos últimos 20 anos, de 2000 até 2010, a receita total cresceu 218% para U$ 1,1 bilhão. Ela conseguiu repetir essa mesma performance na última década graças as vendas monstruosas do GTA V (lançado em 2013) e dos novos lançamentos como Red Dead Redemption (lançado em 2010).

 Como suas ações performaram nos últimos anos?

Fonte: Investing.com

Como vocês podem ver, as 3 companhias compartilham de grandes apreciações por estarem inseridas em um setor que só tem crescido e altamente tecnológico e disruptivo. O IPO da Take Two saiu a $5 por ação e se você tivesse comprado e esperado até hoje, teria uma valorização de 2.580% sobre o seu capital investido.

Ou seja, se você tivesse colocado US$ 500 lá no IPO, você teria levado 100 ações e hoje teria algo em torno de US$ 13.410, tem gente que vai olhar e vai pensar que parece pouco.

Porém, você teria multiplicado seu capital por quase 27x ao longo de vinte e poucos anos. Não me parece nada mal, parece?

Gostaria de ressaltar que o presidente da companhia Karl Slatoff comentou que está nos planos da companhia se tornar a maior e mais diversificada companhia do setor games da história.

Com tantas franquias boas (e por isso eu comecei comentando que eu gosto bastante da Take Two) acho difícil ela não conseguir manter bons resultados pelos próximos 5-10 anos.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Gustavo Kahil - 18/02/2021 - 19:11

Cotações Crypto
Pela Web