Setor de máquinas e equipamentos da Alemanha chama proposta comercial da UE com EUA de “tapa na cara”

O grupo de lobby setorial VDMA, que representa os fabricantes alemães de máquinas e equipamentos, classificou nesta sexta-feira (29) os planos da União Europeia de isentar certas mercadorias dos Estados Unidos de tarifas como “um tapa direto na cara”, pedindo que a Comissão Europeia precisa “renegociar com urgência”.
A Comissão Europeia propôs nesta quinta-feira (28) a remoção de tarifas sobre bens industriais importados dos EUA, em troca da redução das tarifas americanas sobre carros europeus.
- Giro do Mercado: Inscreva-se gratuitamente para receber lembretes e conferir o programa em primeira mão
“Dar acesso livre de tarifas a produtos dos EUA enquanto, ao mesmo tempo, se mantêm tarifas punitivas sobre máquinas europeias, isso não seria apenas desequilibrado, mas também um tapa direto na cara de um dos pilares da indústria europeia“, afirmou a VDMA.
A entidade, que representa cerca de 3.600 empresas alemãs e europeias, alertou que essa medida poderia ter sérias consequências, incluindo perda de empregos e enorme desvantagem competitiva.
“A Comissão da UE precisa renegociar com urgência. Os produtos da engenharia mecânica devem ser claramente e permanentemente isentos de tarifas setoriais”, concluiu a VDMA.