PMI

Setor de serviços da China cresce a ritmo mais lento em dezembro, mostra PMI do Caixin

06 jan 2020, 7:53 - atualizado em 06 jan 2020, 7:53
China Bandeira
O PMI de serviços do Caixin/Markit desacelerou a 52,5 no mês passado de 53,5 em novembro (Imagem: Reuters/Alfred Jin)

O setor de serviços da China expandiu a um ritmo mais lento em dezembro após forte recuperação no mês anterior, com a confiança empresarial caindo para o segundo nível mais baixo apesar da aceleração das novas encomendas, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI de serviços do Caixin/Markit desacelerou a 52,5 no mês passado de 53,5 em novembro, mas ainda acima da mínima de 8 meses alcançada em outubro.

O índice permanece acima da marca de 50 que separa crescimento de contração desde o final de 2005.

A tendência de esfriamento ecoa a do PMI oficial, publicado pela Agência Nacional de Estatísticas, que recuou ante a máxima de oito meses de novembro.

As empresas de serviços pesquisadas demonstraram preocupação com as fracas condições econômicas e falta de trabalhadores, mostrou a pesquisa do Caixin.

As expectativas em relação ao cenário em um ano caiu para o segundo menor nível desde que a série começou em 2005.

O PMI Composto, também divulgado nesta segunda-feira, caiu para 52,6 em dezembro de 53,2 em novembro.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.