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Setor de shoppings não decepciona no 3º trimestre; veja qual empresa teve o resultado mais forte

18 nov 2021, 12:25 - atualizado em 18 nov 2021, 12:35
Multiplan
Entre as operadoras de shoppings, a Multiplan apresentou o resultado mais forte do terceiro trimestre (Imagem: Multiplan)

O terceiro trimestre das operadoras de shopping centers foi marcado por uma melhora substancial das operações, seguindo a trajetória de recuperação que veio com o afrouxamento das restrições de distanciamento social.

As vendas totais excederam ou estão bem próximas aos níveis de 2019 (período pré-pandêmico), destacou o Safra. A inadimplência caiu de maneira significativa, enquanto o ritmo de assinatura de novos contratos para locação está superando as expectativas.

Entre as empresas do setor, o Safra tem como principais apostas a Multiplan (MULT3) e a Iguatemi (IGTA3), apesar de reconhecer que a brMalls (BRML3) e a Aliansce Sonae (ALSO3) reportaram números além do esperado nesta última temporada de resultados.

O analista Luiz Peçanha, que assina o relatório da instituição, tem recomendação de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado) para as quatro ações, com preços-alvo de R$ 28 (Multiplan), R$ 45 (Iguatemi), R$ 12 (brMalls) e R$ 34 (Aliansce).

Na avaliação do Safra, a Multiplan apresentou o resultado mais forte do terceiro trimestre no setor. Mesmo sentindo ainda os efeitos da pandemia de covid-19, a companhia registrou crescimento anual de 72,7% nas Vendas Mesmas Lojas (SSS, na sigla em inglês), refletindo a qualidade do portfólio, disse o banco.

Em relação ao terceiro trimestre de 2019, o indicador de vendas avançou 1,5%.

O NOI (Net Operating Income, referente ao resultado operacional líquido) da operadora avançou 41% na comparação ano a ano, a R$ 287,1 milhões. Comparado ao terceiro trimestre de 2019, a queda foi de apenas 3,5%.

Quarto trimestre aquecido

O vice-presidente financeiro da Multiplan, Armando d’Almeida Neto, disse que o fim de ano da companhia, que foi a melhor avaliada pelo Safra no terceiro trimestre, será “promissor”.

O otimismo do executivo é baseado no aumento de vendas registradas nos shoppings administrados pela companhia em outubro ante mesmo mês de 2019. As vendas cresceram 10%, novo recorde para o mês.

As perspectivas para 2022 são igualmente positivas, apesar dos riscos das eleições presidenciais. A Multiplan buscará expandir alguns de seus empreendimentos usando até 13% da área total disponível dos ativos do seu portfólio.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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