Setor privado dos EUA tem fechamento inesperado de vagas em novembro, segundo ADP
O setor privado dos Estados Unidos fechou vagas de forma inesperada em novembro, segundo o relatório de emprego da ADP divulgado nesta quarta-feira.
Foram fechados 32.000 postos de trabalho no setor privado no mês passado, após abertura de 47.000 postos em outubro em dado revisado para cima. Economistas consultados pela Reuters previam criação de 10.000 postos de trabalho, depois de 42.000 postos de trabalho relatados anteriormente em outubro.
O relatório da ADP é desenvolvido em conjunto com o Stanford Digital Economy Lab. Historicamente, a estimativa mensal tem se desviado da contagem do governo produzida pelo Escritório de Estatísticas do Trabalho do Departamento do Trabalho.
O escritório divulgará o relatório de emprego de novembro em 16 de dezembro. O relatório, originalmente previsto para 5 de dezembro, foi adiado devido à recente paralisação do governo.
Mas a taxa de desemprego de outubro nunca será conhecida, pois a paralisação mais longa da história impediu a coleta de dados para a pesquisa domiciliar a partir da qual a taxa de desemprego é calculada.
Embora a ADP tenha sugerido uma deterioração nas condições do mercado de trabalho, os pedidos de auxílio-desemprego feitos pela primeira vez foram consistentes com a narrativa “não contratar, não demitir”. Economistas dizem que a incerteza econômica decorrente das tarifas deixou o mercado de trabalho em estado de paralisia.
A economia criou 119.000 empregos em setembro, com a taxa de desemprego subindo para 4,4%, o maior nível em quatro anos.
— Com informações da Reuters