Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Sexta-feira 13: Ibovespa indica alta de 10%, a 80 mil pontos

Gustavo Kahil
13/03/2020 - 9:41
Mercados sobe
Mercados têm um início de dia mais calmo nesta sexta-feira (Imagem: Unsplash/@sippakorn)

Os mercados financeiros apontam para um alívio nesta sexta-feira (13) após a carnificina de ontem. Há instantes, as negociações do mercado futuro do Ibovespa (IBOV) apontavam para uma alta de 10%, em torno dos 80 mil pontos.

No Brasil, um grupo interministerial criado pelo governo federal decidiu antecipar para abril o pagamento da primeira parcela do 13º salário, de R$ 23 bilhões, aos aposentados e pensionistas do INSS como parte das medidas para conter os efeitos econômicos da epidemia do coronavírus.

Na visão da equipe da Guide Investimentos, a alta deve ser recebida como mais um dia de ajuste, diante da ausência de mudanças relevantes no quadro de riscos para as economias e os mercados financeiros mundiais, conforme nota a clientes

“Investidores continuarão avaliando o novo nível de preços – agora muito mais atrativos – contra os riscos latentes da conjuntura atual”, destacou a corretora, acrescentando, porém, que ainda espera extrema volatilidade em razão da manutenção da incerteza sobre os impactos do Covid-19 e da guerra de preços do petróleo.

Na véspera, o Ibovespa à vista caiu 15,15%, a 72.269,67 pontos, na pior performance desde 10 setembro de 1998, ano marcado pela crise financeira russa.

Na semana, até a quinta-feira, o Ibovespa à vista acumulava queda de quase 26%, ampliando as perdas em 2020 para mais de 37%.

Em Wall Street, os índices futuros miram uma valorização de 5%. O mercado de títulos do Tesouro se estabilizou ontem após o anúncio do Federal Reserve de uma injeção de liquidez de US$ 1,5 trilhão.

As bolsas de valores europeias mostravam alguma recuperação depois de registrar seu pior dia de todos os tempos com o medo de um choque econômico causado pela pandemia de coronavírus aprofundado pela decisão do Banco Central Europeu de manter os juros.

“Os mercados chegaram a um ponto em que, se você tem um horizonte de seis a 12 meses, a recompensa pelo risco está mudando para o lado positivo”, disse Rupert Thompson, chefe de pesquisa da gerente de ativos da Kingswood.

Os índices acionários chineses recuaram nesta sexta-feira, acompanhando as perdas nos mercados globais da véspera. Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 6,08%. Em Hong  Kong, o índice Hang Seng caiu 1,14%. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 1,41%.

A Comissão Nacional de Saúde da China informou que somente oito novos casos de infecção por coronavírus foram registrados no país ontem. Esta é a primeira vez que menos de 10 casos são registrados desde que a comissão começou a divulgar os números, no mês de janeiro.

(Com Reuters)

Leia mais sobre:

Última atualização por Gustavo Kahil - 13/03/2020 - 9:56

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web