Clima

Sobe para 54 número de mortos por chuvas no litoral norte de SP

24 fev 2023, 11:02 - atualizado em 24 fev 2023, 11:03
Chuvas Litoral Norte SP
Segundo o governo de São Paulo, o volume de chuvas que atingiu o litoral norte em 24 horas no último fim de semana — mais de 630 milímetros — foi o maior já registrado desde o início deste tipo de medição no Brasil (Imagem: Tribuna do Povo/Caio Gomes/via REUTERS)

O número de mortos nas piores chuvas da história do país que atingiram o litoral norte de São Paulo no último fim de semana subiu para 54, informou o governo do Estado nesta sexta-feira, acrescentando que 53 mortes aconteceram em São Sebastião, cidade mais duramente atingida pelo temporal, e uma em Ubatuba.

O número de mortos deve aumentar, já que ainda há dezenas de pessoas desaparecidas.

O governo paulista fez um apelo para que turistas não viajem ao litoral norte no fim de semana para não sobrecarregarem serviços públicos e obstruírem a passagem de veículos de socorro e de doações e ajuda humanitária aos milhares de desabrigados e desalojados.

Segundo o governo de São Paulo, o volume de chuvas que atingiu o litoral norte em 24 horas no último fim de semana — mais de 630 milímetros — foi o maior já registrado desde o início deste tipo de medição no Brasil.

Entre para o Telegram do Money Times!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

A previsão do tempo nesta sexta-feira para a região é de chuva de forte a moderada, em meio à continuidade dos trabalhos de buscas por equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e das Forças Armadas.

Na quinta-feira chegou a São Sebastião um navio aeródromo multipropósito da Marinha, equipado com leitos hospitalares, e levando helicópteros, veículos de desembarque, profissionais de saúde e tropas do Corpo de Fuzileiros Navais para atuarem nos trabalhos de resgate e socorro às vítimas.

Também na quinta, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que os radares meteorológicos do Estado, alguns datando da década de 1970, serão trocados por equipamentos mais modernos e que será instalado um sistema de sirenes no litoral norte para alertar os moradores sobre o risco de deslizamentos de terra provocados pelas chuvas.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.