Sobreviventes das criptomoedas podem se tornar ‘Amazons’ do futuro, diz VP do Banco da Inglaterra

Vitória Martini
23/06/2022 - 12:28
Criptomoedas
Para Cunliffe, a tecnologia por trás das criptomoedas traz “a possibilidade de enormes eficiências e mudanças”. (Imagem: Reuters/Jonathan Brady/Pool)

O vice-presidente do Banco da Inglaterra, Jon Cunliffe, comparou a atual queda das criptomoedas com o estouro da bolha da internet no final dos anos 1990, e sugeriu que os sobreviventes da atual queda poderão se tornar “Amazons e eBays” do futuro.

Em entrevista à Bloomberg, Cunliffe disse que, em sua opinião, “a analogia é o boom das empresas pontocom, quando foram perdidos US$ 5 trilhões em valor”.

“Muitas companhias acabaram, mas a tecnologia não foi embora”, acrescentou.

O vice-presidente acrescentou que, uma década depois, “aqueles que sobreviveram — os Amazons e eBays — tornaram-se os agentes dominantes” no mercado.

Cunliffe também disse que, independentemente do que acontecer com as criptomoedas nos próximos meses, ele espera que a tecnologia e as finanças por trás continuem. Segundo ele, estas trazem “a possibilidade de enormes eficiências e mudanças na estrutura do mercado.”

BC da Inglaterra e planos para criptomoedas

O vice-presidente do Banco da Inglaterra também comentou sobre o que a instituição pensa de stablecoins e moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês), segundo o Decrypt.

Em abril do ano passado, o BC britânico lançou uma força-tarefa para explorar o potencial de uma CBDC própria. O vice-presidente disse que um tópico em análise é se o banco irá criar uma CBDC independente ou “algo que seja flexível o suficiente” para ser usado em stablecoins privadas.

No início de 2022, a instituição financeira anunciou que interviria para supervisionar stablecoins em colapso.

Em abril deste ano, o Reino Unido “mergulhou” no mundo cripto, ao anunciar planos para se tornar um “polo para tecnologia de criptomoedas”.

“A minha ambição é tornar o Reino Unido um polo para tecnologia de criptomoedas, e as medidas que elaboramos hoje irão ajudar na garantia de que empresas podem investir e inovar neste país”, disse o Ministro das Finanças, Rishi Sunak, na época.

A ideia de tornar o país um polo de tecnologia cripto foi anunciado no mesmo dia em que o secretário da economia do Tesouro britânico, John Glen, disse que o país começará a regulamentar stablecoins, para serem usadas “no Reino Unido como uma forma reconhecida de pagamento”.

*Com informações de Decrypt

Siga o Crypto Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas, analistas e leitores do Crypto Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no mundo cripto. Siga agora a página do Crypto Times no Facebook!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Última atualização por Vitória Martini - 23/06/2022 - 12:28

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto