CryptoTimes

Solana Labs lança Solana Pay, protocolo de pagamentos para comércio digital

01 fev 2022, 15:29 - atualizado em 01 fev 2022, 15:29
Solana Pay
O protocolo também possibilitará custos mais baixos, devido às menores taxas do Solana, segundo o Solana Labs (Imagem: Solana/Blog)

Solana Labs lançou um protocolo de pagamentos chamado Solana Pay, que irá permitir que comerciantes aceitem pagamentos com criptomoedas diretamente dos consumidores. 

Com Solana Pay, comerciantes poderão aceitar a stablecoin U.S. Dollar Coin (USDC), o token nativo do Solana (SOL) e outros tokens desenvolvidos no Solana. As transações serão instantâneas, afirmou Solana Labs, acrescentando que os comerciantes irão receber os pagamentos “em tempo real”. 

O protocolo também possibilitará custos mais baixos, devido às menores taxas do Solana, segundo o Solana Labs.

“Comerciantes e consumidores querem uma experiência sem atrito, sem precisar assumir riscos desnecessários quanto à volatilidade, e os consumidores não querem, necessariamente, transacionar com seus investimentos”, afirmou Sheraz Shere, diretor de pagamentos no Solana Labs, ao The Block.

“Se as pessoas podem fazer transações facilmente no blockchain, da mesma maneira que fazem com dinheiro, acreditamos que irá impulsionar interesse e criar novas inovações, e é por esse motivo que o protocolo foi configurado para permitir que desenvolvedores criem novas experiências comerciais sobre o protocolo”.

Web 3.0: Entenda como ela vai evoluir
em 2022 (e como lucrar com isso)

Um esforço conjunto

Solana Labs desenvolveu Solana Pay em parceria com Circle, Checkout.com, a processadora de pagamentos Citcon e com as integrações de carteiras digitais da Phantom, FTX e Slope. 

Circle, por exemplo, possibilitará que os comerciantes aceitem USDC por meio de uma conta Circle, em que poderão converter fundos para moedas fiduciárias. Phantom, por outro lado, possibilitará transações por meio do Solana Pay.

Solana Labs também está trabalhando com Shopify para permitir que seus comerciantes aceitem pagamentos com criptomoedas por meio do Solana Pay, mas essa integração ainda não foi lançada. 

Quando questionado se Solana Pay quer competir com companhias, como Visa (VISA34) e Mastercard (MSCD34), Shere disse que Solana Pay está “tentando mudar todo o paradigma de pagamentos para um que coloque comerciantes no controle de criar meios que sejam descentralizados, apermissionados e de ponta a ponta (P2P), e permitir novas experiências comerciais na Web 3.0”.

Embora o blockchain do Solana seja mais rápido e barato, a rede passou por problemas recentemente.

Quanto a isso, Shere disse que está confiante de que os desenvolvedores do protocolo central no ecossistema continuarão permitindo que a rede atenda centenas de milhões de usuários e suporte casos de uso escaláveis, como pagamentos a estabelecimentos comerciais”.   

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.