Mercados

S&P 500 fecha em queda com investidor de olho em impasse sobre estímulo fiscal

15 out 2020, 17:28 - atualizado em 15 out 2020, 18:18
Wall Street Mercados
O mercado foi afetado ainda por menores esperanças de mais auxílio fiscal antes da eleição (Imagem: Reuters/Shannon Stapleton)

O índice S&P 500 encerrou em baixa nesta quinta-feira, depois que um aumento nos pedidos semanais de auxílio-desemprego nos Estados Unidos acentuou preocupações sobre estagnação da retomada econômica.

O mercado foi afetado ainda por menores esperanças de mais auxílio fiscal antes da eleição.

O número de norte-americanos que ingressaram com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou para uma máxima de dois meses na semana passada, alimentando temores de que a pandemia da Covid-19 esteja causando danos permanentes ao mercado de trabalho.

Segundo dados preliminares, o Dow Jones (DJI) teve variação negativa de 0,06%, aos 28.495,98 pontos; o S&P 500 (SPX) perdeu 0,15%, aos 3.483,35 pontos; e o Nasdaq (US100) recuou 0,47%, aos 11.713,87 pontos.

Um relatório separado mostrou que a atividade manufatureira no Estado de Nova York caiu mais do que o previsto para outubro.

“No outono (nos EUA), será difícil para o desemprego percorrer um caminho muito positivo por causa da falta de estímulo”, disse Christopher C. Grisanti, estrategista-chefe de ações da MAI Capital Management, em Cleveland.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que estava disposto a aumentar sua oferta, de 1,8 trilhão de dólares, por um acordo com os democratas no Congresso sobre um pacote de alívio aos efeitos da Covid-19, mas a ideia foi rejeitada pelo seu colega republicano, o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell.

O índice de volatilidade da CBOE, conhecido como índice do medo, alcançou uma máxima em uma semana, e os índices de Wall Street recuaram pelo terceiro dia consecutivo. O S&P 500 está cerca de 3% abaixo de sua máxima recorde de fechamento, marcada em 2 de setembro.

A menos de 20 dias da realização das eleições, em 3 de novembro, Trump e seu oponente democrata, Joe Biden, participarão nesta quinta-feira de diferentes eventos em formato “town hall”, mas ambos em horário nobre, em vez de comparecerem a um segundo debate presidencial, cancelado depois que Trump se recusou a participar remotamente.

Uma presidência de Biden e um Senado democrata poderiam significar um plano de estímulo fiscal maior do que aquele com o qual um Senado republicano concordaria. No entanto, Biden também é amplamente visto em Wall Street como alguém que provavelmente aumentará os impostos.

Apoiando o Dow Jones, Walgreens Boots Alliance Inc subiu 4,8%, uma vez que a rede de drogarias previu um crescimento de um dígito no lucro em 2021, após reportar lucro melhor do que o esperado no terceiro trimestre.

Segundo dados preliminares, o Dow Jones (DJI) teve variação negativa de 0,07%, aos 28.494,2 pontos; o S&P 500 (SPX) perdeu 0,15%, aos 3.483,34 pontos; e o Nasdaq (US100) recuou 0,47%, aos 11.713,87 pontos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.