CryptoTimes

SpaceChain realiza a primeira transação em bitcoin no espaço

The Block
20 ago 2020, 11:47 - atualizado em 20 ago 2020, 11:47
Fundada em 2017, a Spacechain é uma plataforma espacial que combina tecnologias espaciais e de blockchain para criar a primeira rede de satélites baseada em blockchain, permitindo que usuários desenvolvam e executtem aplicações descentralizadas no espaço (Imagem: Unsplash/@uncle_rickie)

A empresa cripto SpaceChain afirma ter realizado a primeira transação de blockchain de multiassinaturas no espaço — um passo em direção ao seu objetivo de criar uma rede de nós de blockchain instalada em satélites.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo um comunicado de imprensa, a empresa, com apoio da Agência Espacial Europeia (ESA), enviaram cerca de 0,001 BTC (US$ 122) para dois endereços de bitcoin por meio do hardware de blockchain instalado na Estação Espacial Internacional (ISS).

Os dados criptografados foram transmitidos de forma segura por uma estação terrestre para o ISS, que possui uma chave privada para verificar e aprovar a transação. A transação foi realizada usando um computador a bordo criado pela fabricante de nanossatélites GomSpace.

Segundo o whitepaper do projeto, uma das principais justificativas por implementar nós de blockchain no espaço é que tornará difícil para autoridades ou outros fornecedores de serviço interromperem a rede.

“Imagine um centro de dados fisicamente intocável com um maior nível de segurança porque o centro de dados não pode ser acesso na Terra”, explica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Executar uma transação de multiassinaturas no espaço engloba nossos esforços contínuos em criar uma rede de satélite de código aberto e baseada em blockchain que seja segura e imutável”, afirmou Jeff Garzik, cofundador e CTO do SpaceChain, no comunicado de imprensa.

Compartilhar

theblock@moneytimes.com.br