CryptoTimes

Starbucks e McDonald’s podem ser as primeiras empresas a testar moeda digital da China

23 abr 2020, 8:38 - atualizado em 23 abr 2020, 8:38
Cada cidade possui um alvo para testes do yuan digital; a Nova Área de Xiong’an parece ser a região de testes para empresas do ramo alimentício, como a gigante Starbucks (Imagem:Unsplash/@samboratanak)

As gigantes Starbucks, McDonald’s e Subway podem iniciar testes com a moeda digital emitida pelo banco central (CBDC) da China.

O site local InterChain Pulse noticiou que tinha informações “exclusivas” sobre “uma reunião de promoção-piloto” da moeda digital a ser utilizada na Nova Área de Xiong’an.

Diz-se que a reunião foi organizada pelo Departamento de Reforma e Desenvolvimento do Comitê de Administração da Nova Área de Xiong’an e que diversas instituições de pesquisa e desenvolvimento de moedas digitais, além de empresas-piloto, foram convidadas a participar.

Dentre a lista de empresas-piloto convidadas estão Starbucks, McDonald’s e Subway, de acordo com o artigo. Qing-Feng Baozi, a popular cadeia chinesa de dumplings, também estaria na lista, dentre outras empresas.

Outros participantes incluem funcionários da região de Xiong’an dos quatro maiores bancos comerciais do país — o Banco Industrial e Comercial da China, o Banco Agrícola da China, o Banco da China e o Banco de Construção da China, além de representantes da Tencent e Alipay.

Programas-piloto na Nova Área de Xiong’an têm, como alvo principal, empresas do ramo alimentício e de varejo, de acordo com o artigo. Testes na cidade de Suzhou, por outro lado, têm funcionários governamentais como alvo.

Diversos novos desenvolvimentos surgiram nas últimas sobre a moeda digital e nacional da China. Na semana passada, o Banco Agrícola da China e o Banco da China alegadamente iniciaram testes de um aplicativo de carteira para o yuan digital.

Recentemente, um funcionário do banco central da China também confirmou que alguns bancos estatais estão realizando testes internos da moeda digital em quatro cidades — Shenzhen, Suzhou, Nova Área de Xiong’an e Chengdu.

Em seguida, o funcionário disse que a moeda digital também poderia ser usadas durante as Olimpíadas de Inverno de 2022, dando a dica de seu possível lançamento para meados de 2021.

O banco central da China esteve estudando o yuan digital desde 2014. No início deste ano, o banco central declarou que a moeda digital está “progredindo tranquilamente” e que seu design “de alto nível” foi finalizado. Porém, a data de lançamento oficial ainda não foi divulgada.

theblock@moneytimes.com.br