Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Startup de pagamentos dLocal é primeiro unicórnio do Uruguai

17/09/2020 - 14:05
Celular
A dLocal, com sede em Montevidéu, fornece plataformas de pagamento em 20 países em desenvolvimento que permitem que empresas multinacionais como Amazon.com e Booking.com (Imagem: Pixabay)

A dLocal, o mais novo unicórnio da América Latina e primeiro do Uruguai, quer dobrar as vendas e expandir em outros países em desenvolvimento após obter novo financiamento.

A empresa, que foi avaliada em US$ 1,2 bilhão na última rodada de financiamento, planeja usar os recursos para desenvolver serviços, produtos e iniciar operações em 13 países, incluindo Quênia, Vietnã e Tailândia, de acordo com o fundador e diretor-presidente, Sebastián Kanovich.

“Normalmente, esses são mercados com grandes populações com muito atrito no espaço de pagamentos, e é aí que queremos nos concentrar”, disse Kanovich, de 30 anos, em entrevista por Zoom. A dLocal já dá lucro e as vendas vão mais do que dobrar, para cerca de US$ 150 milhões neste ano, disse.

A dLocal, com sede em Montevidéu, fornece plataformas de pagamento em 20 países em desenvolvimento que permitem que empresas multinacionais como Amazon.com e Booking.com cobrem de clientes em diferentes moedas, aceitando cartões de crédito locais, transferências bancárias e outras formas de pagamento.

A empresa também fornece serviços de pagamento externo, como o envio de dinheiro de empresas como a Uber Technologies para motoristas.

Fundada em 2016, a dLocal se tornou o primeiro unicórnio do Uruguai – uma startup privada com valor acima de US$ 1 bilhão – depois de ter anunciado um investimento de US$ 200 milhões pelas firmas de private equity General Atlantic e Addition nesta semana.

A dLocal é grande o suficiente para se manter como empresa independente no setor de pagamentos, e abrir capital não é prioridade agora, disse Kanovich.

“Acho que as empresas que fazem pagamentos em apenas um mercado terão dificuldades a longo prazo”, disse. “Quanto mais mercados, quanto mais regiões geográficas você oferece, melhor.”

A empresa – que atualmente tem cerca de 285 funcionários – não planeja operar pagamentos com criptomoedas até que clientes exijam e reguladores autorizem essas transações, afirmou.

A ascensão da dLocal ao status de unicórnio é uma notícia positiva para o Uruguai, cuja economia de US$ 56 bilhões depende muito dos gastos do governo, exportações de commodities agrícolas e turismo. O mercado interno obrigou o pequeno, mas vibrante setor de tecnologia do país a buscar investimentos e crescimento no exterior.

“Não temos um mercado local que permita que você seja apenas um unicórnio no Uruguai”, disse Kanovich.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 17/09/2020 - 14:05