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Startup de pagamentos dLocal é primeiro unicórnio do Uruguai

17 set 2020, 14:05 - atualizado em 17 set 2020, 14:05
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A dLocal, com sede em Montevidéu, fornece plataformas de pagamento em 20 países em desenvolvimento que permitem que empresas multinacionais como Amazon.com e Booking.com (Imagem: Pixabay)

A dLocal, o mais novo unicórnio da América Latina e primeiro do Uruguai, quer dobrar as vendas e expandir em outros países em desenvolvimento após obter novo financiamento.

A empresa, que foi avaliada em US$ 1,2 bilhão na última rodada de financiamento, planeja usar os recursos para desenvolver serviços, produtos e iniciar operações em 13 países, incluindo Quênia, Vietnã e Tailândia, de acordo com o fundador e diretor-presidente, Sebastián Kanovich.

“Normalmente, esses são mercados com grandes populações com muito atrito no espaço de pagamentos, e é aí que queremos nos concentrar”, disse Kanovich, de 30 anos, em entrevista por Zoom. A dLocal já dá lucro e as vendas vão mais do que dobrar, para cerca de US$ 150 milhões neste ano, disse.

A dLocal, com sede em Montevidéu, fornece plataformas de pagamento em 20 países em desenvolvimento que permitem que empresas multinacionais como Amazon.com e Booking.com cobrem de clientes em diferentes moedas, aceitando cartões de crédito locais, transferências bancárias e outras formas de pagamento.

A empresa também fornece serviços de pagamento externo, como o envio de dinheiro de empresas como a Uber Technologies para motoristas.

Fundada em 2016, a dLocal se tornou o primeiro unicórnio do Uruguai – uma startup privada com valor acima de US$ 1 bilhão – depois de ter anunciado um investimento de US$ 200 milhões pelas firmas de private equity General Atlantic e Addition nesta semana.

A dLocal é grande o suficiente para se manter como empresa independente no setor de pagamentos, e abrir capital não é prioridade agora, disse Kanovich.

“Acho que as empresas que fazem pagamentos em apenas um mercado terão dificuldades a longo prazo”, disse. “Quanto mais mercados, quanto mais regiões geográficas você oferece, melhor.”

A empresa – que atualmente tem cerca de 285 funcionários – não planeja operar pagamentos com criptomoedas até que clientes exijam e reguladores autorizem essas transações, afirmou.

A ascensão da dLocal ao status de unicórnio é uma notícia positiva para o Uruguai, cuja economia de US$ 56 bilhões depende muito dos gastos do governo, exportações de commodities agrícolas e turismo. O mercado interno obrigou o pequeno, mas vibrante setor de tecnologia do país a buscar investimentos e crescimento no exterior.

“Não temos um mercado local que permita que você seja apenas um unicórnio no Uruguai”, disse Kanovich.

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