Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Subsidiária da Wirecard, emissora de cartões cripto, é suspensa no Reino Unido

26/06/2020 - 11:02
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
O cartão MCO Visa da Crypto.com é emitido pela subsidiária da Wirecard, empresa alemã que declarou falência esta semana; qual será o futuro desse serviço? (Imagem: YouTube/CryptoCom)

A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido suspendeu a subsidiária da Wirecard, a Wirecard Card Solutions (WCS), que emite cartões de dédito cripto com a bandeira Visa.

Nesta sexta-feira (26), a FCA disse não permitir mais que a WCS “realize nenhuma atividade regulamentada” e “não pode se livrar de qualquer ativo ou fundo”.

“Estão acontecendo algumas coisas na Alemanha em relação a empresas ligadas à Wirecard. A empresa-mãe da Wirecard, Wirecard AG, sediada na Alemanha, está sujeita aos procedimentos da lei e de insolvência”, afirmou a FCA.

A regulamentadora acrescentou que está trabalhando junto com a sede da Wirecard no Reino Unido e com outras autoridades nos últimos dias para tomar medidas que protejam os usuários:

Estamos continuando a fazer isso no dia 26 de junho, então tomamos outras medidas para exigir que a empresa encerre todas as atividades regulatórias para proteger o dinheiro dos clientes. Agora, isso significa que o dinheiro dos clientes não pode ser acessado.

As ações da Wirecard caíram mais de 90% desde a última semana por conta da polêmica (Imagem: Wirecard Card Solutions)

Ligação com cripto

WCS emite cartões de débito cripto com a bandeira Visa para empresas como Crypto.com e TenX.

Kris Marsalek, CEO da Crypto.com, tuitou que a FCA “já interrompeu os serviços” da WCS. “Nossos cartões na Europa/Reino Unido irão parar de funcionar hoje. Todos os clientes receberão de volta 100% de crédito em suas carteiras criptos em até 48 horas. Estamos migrando o programa de cartões para um novo vendedor”, acrescentou ele.

Ainda não se sabe a decisão final da TenX.

A outra subsidiária da Wirecard, Wirecard Singapore, também emite cartões de débito. As autoridades regulatória de Singapura ainda não tomaram medidas.

A saga da Wirecard começou na última semana, quando a auditora da empresa, Ernst & Young (EY), não conseguiu encontrar evidências para US$ 2,1 bilhões de saldo em dinheiro para as contas da Wirecard. A Wirecard afirmou que saldos “falsos” poderiam ter sido fornecidos por um terceiro “para enganar a auditora”.

Em seguida, Wirecard admitiu o problema e, logo em seguida, Markus Braun, seu CEO, se demitiu. Ele foi preso e liberado após pagar fiança.

Ontem, a Wirecard realizou um pedido de insolvência em um tribunal em Munique. A empresa disse estar avaliando se pedidos de falência têm de ser enviados para suas subsidiárias.

WCS também fornece o cartão cripto da TenX, também com a bandeira Visa (Imagem: TenX)

E agora?

David Parker, diretor da empresa londrina de consultoria Polymath, contou ao The Block que alguém poderia comandar a WCS e, assim, não encerraria suas atividades.

WCS pode fornecer serviços de pagamento ou atividades on-line em outro país do Espaço Econômico Europeu (EEA), disse a FCA.

“Isso é chamado de ‘passporting’: quando uma empresa realiza atividades e serviços regulados sob a lei europeia ou de outro país no EEA caso obtenha autorização ou registro em seu país natal.

As atividades podem ser realizadas no país hospedeiro usando uma filial ou uma agente/distribuidora local ou operar serviços internacionais sem uma presença física no país hospedeiro em, por exemplo, um site”, afirmou a autoridade.

“Wirecard está realizando o processo de ‘passporting’ de seus serviços a todos os países do EEA e estabeleceu alguns agentes e distribuidores nesses países”, explicou a FCA.

Ainda não se sabe qual será a decisão da WCS.

Atualização às 11h02:

De acordo com uma segunda matéria do The Block, os cartões de débito da Crypto.com pararam de funcionar logo após a suspensão da FCA. Não é possível realizar transações com os cartões na Europa, mas o CEO da Crypto.com assegurou que os fundos dos clientes estão seguros e a FCA afirmou que irá restringir a WCS para proteger os clientes.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 26/06/2020 - 11:02