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Sucesso do cliente: o caminho para uma relação próspera e sustentável

18 out 2023, 12:34 - atualizado em 18 out 2023, 12:35
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“Atender bem o cliente não é apenas uma boa prática de negócios; é a própria razão pela qual as empresas existem”, diz Cezar Augusto Gehm Filho (Imagem: Pixabay/ Gino Crescoli)

Em um mundo em rápida transformação, onde a tecnologia desempenha um papel central em quase todos os aspectos de nossas vidas, é imperativo que as organizações reconheçam e valorizem a importância do sucesso de seus clientes. Nesse contexto, eles não são apenas destinatários de produtos ou serviços.

Devemos partir para outra perspectiva: são uma parte integral da cadeia de valor que precisa ser atendida, compreendida e cuidada para assegurar que alcancem seus objetivos ao utilizar os produtos ou serviços oferecidos pela organização. Essa abordagem humanizada gera confiança, lealdade e crescimento mútuo — tanto para o cliente como para a companhia que os oferece.

O cliente como razão de existir de uma empresa

Atender bem o cliente não é apenas uma boa prática de negócios; é a própria razão pela qual as empresas existem. Sem clientes satisfeitos e bem-sucedidos, não há crescimento, nem inovação, nem impacto no mercado, tampouco sustentabilidade e longevidade.

E o que é um cliente satisfeito? A satisfação tem relação com o atendimento de necessidades. Ou, como é atualmente falado nos negócios: solução de uma dor, que varia da mais sutil até algo concreto.

Nas relações comerciais, um cliente adquire um produto ou serviço não apenas pelo produto ou serviço em si, mas pelas expectativas de resultado ou objetivos finais que ele tem em relação à sua compra.

Por isso, é fundamental que as organizações não só os forneçam a qualidade esperada, mas que seus times busquem apoiar os clientes ao longo das suas jornadas. Tudo isso para que possam extrair o máximo de valor do que foi adquirido.

Um cliente que tem suas expectativas atendidas e consegue atingir o máximo de valor tende a construir um relacionamento de confiança para muito além do curto prazo com seus fornecedores. E isso é mais próspero e sustentável para todos.

Benefícios como valor organizacional

Uma organização que tem o sucesso do cliente como valor irá se beneficiar ao longo do tempo em diversos aspectos:

Retenção e fidelidade: quando os clientes percebem que uma organização está genuinamente investindo em seu sucesso, eles são mais propensos a continuar fazendo negócios com ela. A retenção de clientes é frequentemente mais rentável e menos dispendiosa do que a aquisição de novos clientes.

Crescimento orgânico: clientes satisfeitos e bem-sucedidos tendem a compartilhar suas experiências positivas, levando a referências e recomendações boca a boca, que são formas poderosas e orgânicas de marketing de indicação.

Alinhamento de objetivos: ao se concentrar no sucesso de seus clientes, as empresas garantem que suas ações e iniciativas estejam em sintonia com o que eles realmente valorizam.

Inovação impulsionada pelo cliente: ao entender e priorizar as necessidades e desejos do cliente, as organizações podem identificar oportunidades de inovação que talvez não fossem evidentes por uma perspectiva puramente interna.

Diferenciação no mercado: o compromisso genuíno com o sucesso do cliente pode ser um diferencial competitivo em mercados saturados, destacando a organização da concorrência pela qualidade e intimidade do atendimento.

Quando o cliente atinge o sucesso usando um produto ou serviço, não é apenas uma vitória para ele, mas para todos os envolvidos. A organização cresce, a equipe se sente realizada e o mercado evolui. Em um ecossistema tão interconectado, o sucesso do cliente não é apenas um valor corporativo; é o coração pulsante de um negócio próspero.

CEO do CRM PipeRun, plataforma brasileira de aceleração de vendas. A salestech foi duas vezes ScaleUp Endeavor e listada no ranking Exame Negócios em Expansão entre as empresas de pequeno e médio porte que mais cresceram em receita líquida no Brasil entre 2020 e 2021. Membro do Angel Investor Club, ele é administrador de empresas e possui MBA em Gestão Empresarial.
CEO do CRM PipeRun, plataforma brasileira de aceleração de vendas. A salestech foi duas vezes ScaleUp Endeavor e listada no ranking Exame Negócios em Expansão entre as empresas de pequeno e médio porte que mais cresceram em receita líquida no Brasil entre 2020 e 2021. Membro do Angel Investor Club, ele é administrador de empresas e possui MBA em Gestão Empresarial.
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