Suíços rejeitam proposta de imposto sobre super-ricos
A Suíça rejeitou neste domingo (30) de forma esmagadora uma proposta de imposto de 50% sobre fortunas herdadas de 50 milhões de francos suíços (US$ 62 milhões) ou mais, com 78% dos votos contra o plano, um resultado que excedeu até mesmo a oposição de dois terços indicada nas pesquisas.
Os banqueiros observaram atentamente a votação, considerando-a como um teste decisivo do apetite pela redistribuição da riqueza na Suíça, já que outros países, como a Noruega, aumentaram seu imposto sobre a riqueza ou debateram medidas semelhantes.
A Suíça abriga algumas das cidades mais caras do mundo e a ansiedade com relação ao custo de vida tem ganhado força na política local.
A proposta da ala jovem dos social-democratas de esquerda, ou JUSOs, visava financiar projetos para reduzir o impacto das mudanças climáticas. “Os super-ricos herdam bilhões, nós herdamos crises”, argumentaram.
Os críticos da iniciativa disseram que ela poderia desencadear um êxodo de pessoas ricas da Suíça, reduzindo as receitas fiscais gerais. O governo suíço pediu às pessoas que a rejeitassem.
- CONFIRA: Veja os ativos mais recomendados por grandes bancos e descubra como diversificar sua carteira com as escolhas favoritas do mercado; acesse gratuitamente