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Supermercados: esqueça Carrefour e Pão de Açúcar; primeiro trimestre é do Assaí e do Grupo Mateus

23 abr 2021, 10:39 - atualizado em 23 abr 2021, 11:22
Assaí
A XP Investimentos estima que o Assaí apresentará crescimento de receita e ganhos de participação de mercado (Imagem: YouTube/Assaí Oficial)

O segmento de supermercados deve seguir a trajetória positiva dos últimos trimestres e entregar mais um conjunto de números sólidos na nova temporada de resultados, que começou nesta sexta-feira (23) com Usiminas (USIM5).

Segundo a XP Investimentos, mesmo com a esperada desaceleração em relação ao fim do ano passado devido à retomada de restrições mais severas para conter a Covid-19, a ausência do Carnaval em fevereiro e uma demanda menor do canal B2B (Business to Business), as empresas vão se sair bem.

“Ainda esperamos resultados positivos, visto que o consumo em casa continua sendo uma realidade, enquanto o comércio eletrônico deve continuar apresentando forte crescimento”, afirmam os analistas de Varejo Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt, em relatório divulgado ontem à noite.

E quem deve apresentar os melhores números referentes ao primeiro trimestre de 2021? As expectativas mais positivas da XP vão para dois nomes que têm conseguido se sobressair em relação às principais empresas do segmento: Assaí (ASAI3) e Grupo Mateus (GMAT3).

A corretora estima que o Assaí apresentará crescimento de receita e ganhos de participação de mercado.

“Estimamos a receita líquida em R$ 9,8 bilhões, aumento de 25% ano a ano, com Vendas mesmas Lojas (SSS) crescendo 10,4%, versus +19,6% no quarto trimestre de 2020”, comentam os analistas. “Esperamos que a companhia entregue expansão da margem Ebitda ajustada de aproximadamente 0,9 ponto percentual ano a ano, em 6,5% por alavancagem operacional. Por fim, estimamos um lucro líquido de R$ 215 milhões, que se compara a R$ 98 milhões no primeiro trimestre de 2020”.

A XP projeta expansão de 27% no comparativo anual para as vendas do Grupo Mateus no primeiro trimestre, com SSS crescendo 10%, apesar da ausência do auxílio emergencial no período (Imagem: Grupo Mateus/Linkedin)

Quanto ao Grupo Mateus, a XP projeta expansão de 27% no comparativo anual para as vendas do primeiro trimestre, com SSS crescendo 10%, apesar da ausência do auxílio emergencial no período. O Ebitda deve atingir R$ 191 milhões, enquanto o lucro líquido crescerá 76% ano a ano, a R$ 143 milhões. A margem bruta deve vir pressionada, com queda de 1,5 ponto percentual.

Carrefour (CRFB3) e Pão de Açúcar (PCAR3) não devem ficar para trás. A expectativa é de que ambas as empresas reportem bons números, com lucro líquido consolidado de, respectivamente, R$ 475 milhões (+ 31% ano a ano) e R$ 5 milhões (versus R$ 75 milhões em igual intervalo de 2020).

A XP tem recomendação de compra para Assaí e Grupo Mateus e neutra para Carrefour e Pão de Açúcar.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.