CryptoTimes

Taproot, a tão esperada atualização da rede Bitcoin, é ativada

The Block
15 nov 2021, 8:41 - atualizado em 15 nov 2021, 8:41
A atualização foi iniciada quando o blockchain do Bitcoin chegou ao bloco de número 709.632, às 2h15min, no horário de Brasília, nesse domingo (14) (Imagem: Pixabay/kevin92)

Taproot, a tão esperada atualização da rede Bitcoin (BTC), com foco nas melhorias da segurança e privacidade da rede, foi ativada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A atualização foi iniciada quando o blockchain do Bitcoin chegou ao bloco de número 709.632, às 2h15min, no horário de Brasília, nesse domingo (14).

O bloco foi emitido e minerado pela F2Pool. A mineração do bloco ativou a primeira grande atualização ao código da rede desde a “Testemunha Segregada” (“Segregated Witness” ou “SegWit”, em inglês) em 2017.

Taproot introduz as assinaturas Schnorr, que podem realizar transações mais complexas na rede – assim como as presentes nas carteiras com múltiplas assinaturas – e fazer com que pareçam como qualquer outra transação, melhorando, com isso, a privacidade e a segurança das transações.

A mudança para as assinaturas Schnorr também tem implicações para a escalabilidade da rede, visto que a atualização Taproot substitui a estrutura de criptografia de Algoritmo de Assinatura Digital de Curvas Elípticas (ECDSA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início deste ano, pelo menos 1.815 blocos foram minerados por pools de mineração de bitcoin que apoiaram a Taproot.

Quando a quantidade mínima de apoiadores para a atualização foi atingida, o momento no bloco em que a bifurcação (“soft fork”) aconteceria foi programado para acontecer efetivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

theblock@moneytimes.com.br