Tarcísio diz ter alinhamento com valores do bolsonarismo, mas rechaça ‘o que não faz sentido’
O governador de São Paulo e candidato à reeleição, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (19) que se identifica com o bolsonarismo e mantém alinhamento com os valores do movimento, embora tenha “identidade própria” e rejeite posições que considera sem sentido.
Em sabatina da Jovem Pan News, Tarcísio foi questionado se ainda se considerava bolsonarista diante de declarações de integrantes do grupo político sobre urnas eletrônicas e vacinação. O governador definiu-se como cristão, conservador e liberal ao mesmo tempo, defensor de um Estado mais enxuto, do setor privado e do empreendedorismo.
“Tenho valores que são comuns aos valores pregados pelo bolsonarismo”, declarou. Tarcísio também lembrou sua passagem pelo Ministério da Infraestrutura durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e repetiu o bordão de que tem “gratidão enorme” ao ex-presidente.
“Fiz parte do governo Jair Bolsonaro com muito orgulho. Ele procurou montar um ministério técnico. Tenho uma gratidão enorme a ele, porque me abriu essa porta”, afirmou.
Ao mesmo tempo, Tarcísio procurou demarcar posições próprias. “Eu me identifico, sim, com o bolsonarismo. É lógico que a gente sempre rechaça aquilo que não faz sentido“, disse.
Eleição de Flávio Bolsonaro facilitaria relação
Segundo o governador, uma eventual eleição do senador Flávio Bolsonaro (PL) como presidente facilitaria a relação do governo paulista com a União. “O Flávio eleito presidente, a nossa vida aqui vai ser mais fácil”, declarou. Segundo o governador, o alinhamento entre os governos federal, estadual e municipais pode acelerar a execução de políticas públicas.
Na avaliação de Tarcísio, a relação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é prejudicada por conta do Planalto ver sua gestão como composta por “adversários políticos”. Segundo ele, o governo federal não “abraça” São Paulo como faz com outros Estados por esse motivo.
Nesse sentido, Tarcísio citou como exemplo a parceria de sua gestão com a prefeitura da capital paulista. Na avaliação do candidato, a articulação entre as duas administrações tem produzido resultados. “A gente vai tentar projetar isso para o eleitor no plano federal e mostrar um alinhamento com o Flávio”, afirmou.
O governador também confirmou agendas conjuntas com o candidato presidencial. Segundo Tarcísio, Flávio estará em São Paulo nesta quinta-feira (20), quando os dois devem almoçar juntos. Eles também devem participar, no sábado (22), da Festa Peão de Barretos, no interior paulista.
“Sem dúvida, vamos estar juntos. A gente vai ter um almoço juntos. Amanhã tem uma sabatina, mas, logo em seguida, eu me junto a eles. No fim de semana, vamos estar juntos novamente em Barretos. E vamos fazer muitos eventos em conjunto”, disse.
A declaração ocorre um dia depois de Tarcísio afirmar que tentaria deixar a polarização nacional de lado e concentrar sua campanha nas políticas públicas estaduais. Na sabatina, o governador disse que apresentará um balanço dos quatro anos de gestão e buscará contrapor um “sentimento de continuidade” a um “sentimento de mudança”.