Eleições: Tarcísio reitera apoio a Flávio para Presidência e diz que seu projeto é reeleição em SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta quinta-feira (15) que apoia o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para a Presidência da República na eleição de outubro deste ano e disse que seu projeto é reeleger-se para o comando do governo paulista.
Em entrevista a jornalistas após visitar uma obra viária do governo paulista em Suzano, na Grande São Paulo, Tarcísio negou sequer já ter tido a intenção de disputar a Presidência e disse que uma publicação no Instagram de um vídeo em que diz que o Brasil precisa de “um novo CEO”, termo em inglês para presidente-executivo de uma empresa, foi um “desabafo contra o PT.
“Nunca desisti (da candidatura à Presidência), porque nunca teve essa candidatura. Nunca teve esse projeto. É engraçado que vocês não acreditam, mas eu sempre falei que meu projeto é reeleição, reeleição, reeleição”, disse o governador.
“Para mim o Flávio é um grande nome, já falei que ele é o meu candidato, vai ter o nosso apoio. A mensagem ali é uma mensagem de desabafo contra o PT”, acrescentou.
A primeira-dama de São Paulo, Cristiane Freitas, comentou a mensagem do governador afirmando: “nosso país precisa de um novo CEO, meu marido!”
O episódio nas redes sociais gerou interpretações de que Tarcísio estaria se colocando como candidato ao Planalto, contrariando a indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro de Flávio, seu filho mais velho, como candidato do campo bolsonarista à Presidência.
“Quando você fala que o Brasil precisa de um novo CEO, e eu estava em um evento empresarial por isso menciono CEO, a gente está dizendo: não dá mais para o PT, porque o PT já está ultrapassado”, disse Tarcísio.
“A direita vai estar unida em torno de um nome e o meu nome é o Flávio.”
Mais cedo, em conversa com jornalistas em Brasília após visitar Bolsonaro na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde o ex-presidente cumpre pena por tentativa de golpe de Estado, Flávio disse que sua candidatura não tem volta e que buscará unir seu campo político.
A decisão de Bolsonaro de indicar Flávio como seu candidato, preterindo Tarcísio, gerou turbulências no mercado financeiro que vê no senador uma capacidade inferior à do governador para atrair o eleitorado de centro. Segundo essa avaliação, a candidatura de Flávio facilitaria uma reeleição de Lula, cuja política econômica é criticada pelos agentes do mercado.
Pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira mostrou Flávio bem à frente de Tarcísio no cenário de primeiro turno em que ambos aparecem como candidatos. No entanto, o desempenho dele é parecido com o do governador contra Lula nos cenários de primeiro turno em que apenas um deles aparece como candidato e nas simulações de segundo turno contra o petista.
O levantamento apontou que o petista tem vantagem de 9 pontos percentuais sobre Flávio e 12 pontos sobre Tarcísio nas simulações de primeiro turno em que apenas um dos dois oposicionistas é candidato. Nos cenários de segundo turno, Lula tem 5 pontos percentuais de frente sobre Tarcísio e aparece com 7 pontos percentuais a mais do que Flávio.