Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

TCU aprova renovação antecipada de concessão de ferrovias da Vale

29/07/2020 - 22:00
Trem Caterpillar
O aditivo ao contrato também prevê a construção de um trecho ferroviário entre Cariacica e Anchieta (ES) (Imagem: Progress Rail/Divulgação)

O Tribunal de Contas da União autorizou nesta quarta-feira a renovação antecipada dos contratos de concessão da ferrovia Vitória-Minas e da Estrada de Ferro Carajás, ambas administradas pela Vale (VALE3).

Os contratos preveem investimentos de 21 bilhões de reais, sendo 8,5 bilhões de reais na Vitória-Minas e 9,8 bilhões na Carajás, além do investimento cruzado, que permite usar parte do valor de outorga para construir novas ferrovias com investimento privado. O prazo do contrato é de 30 anos.

Neste caso, a previsão é de que 2,73 bilhões de reais serão destinados para a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), trecho que vai escoar a produção de soja e milho do Vale do Araguaia, até a Ferrovia Norte-Sul.

O aditivo ao contrato também prevê a construção de um trecho ferroviário entre Cariacica e Anchieta (ES).

“Estamos mostrando que a restrição orçamentária não será um impeditivo para desenvolvermos a infraestrutura do país”, comentou em nota o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

Pelas contas do ministério, o valor a ser pago pela Vale em outorga ao poder concedente será de cerca de 2,2 bilhões de reais por ambas as ferrovias.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Bruno Andrade - 29/07/2020 - 22:00

Cotações Crypto
Pela Web