BusinessTimes

Tecnologia 5G deve chegar no Brasil em 2021, afirma presidente da Ericsson

12 jul 2019, 19:29 - atualizado em 12 jul 2019, 19:29
Segundo Eduardo Ricotta, o processo de licitação pode afetar o ritmo de implementação do 5G, o que mostra a preocupação do setor em relação ao custo (Imagem: Facebook Ericsson)

A Ericsson, fabricante de equipamentos de telecomunicações sueca, acredita que a rede 5G irá começar a funcionar no Brasil até o início de 2021, de acordo com informações da Reuters. A empresa afirmou estar trabalhando em parceria com as operadoras de telefonia e com a Anatel para testar a tecnologia.

De acordo com o presidente da companhia para a América Latina, Eduardo Ricotta, a agilidade da implementação do serviço no país dependerá do plano de cada operado, mas pode levar um tempo para a rede mais rápida entrar em funcionamento.

“A limpeza de espectro é necessária porque algumas das frequências alocadas para o 5G podem ter interferência com satélites”, explicou Ricotta. “Estamos fazendo testes ainda e mostrando para a Anatel o que precisa ser feito, então o 5G deve entrar em operação mais para o fim de 2020 ou começo de 2021”, acrescentou.

Ainda de acordo com Ricotta, o processo de licitação pode afetar o ritmo de implementação do 5G, o que mostra a preocupação do setor em relação ao custo, já que o governo ainda está tentando resolver os problemas das dívidas públicas.

“O bolso das operadoras é um só… Se elas gastarem muito no espectro não vão poder investir tanto na cobertura do 5G, o que atrasaria a adoção da tecnologia e a arrecadação de bilhões de dólares em impostos que seriam coletados com a venda de novos aparelhos e dispositivos”, afirmou.

A empresa compete com a Nokia Oyj e com a Huawei na disputa para implementar o 5G mundialmente, investindo anualmente cerca de 20% da sua receita no projeto.

Jornalista | Analista de Marketing
Linkedin
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.