Franquias

Tem R$ 4 mil sobrando? Invista em franquias baratas e lucre mais de R$ 14 mil por mês; confira 5 marcas

01 mar 2024, 11:56 - atualizado em 01 mar 2024, 16:18
Franquias
O segmento de franquias marcou vários recordes em 2023, atingindo 195.862 operações (Imagem: AndreyPopoy de Getty Images/Canva Pro)

Em 2023, o mercado de franquias no Brasil superou as expectativas e atingiu um faturamento na ordem de R$ 240,6 bilhões, com variação nominal de 13,8% em relação a 2022. As projeções apontavam um crescimento entre 9,5% e 12%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que mostrou que, comparado a 2019, pré-pandemia, o crescimento foi de 28,9%.

O desempenho foi alavancado, entre outros fatores, pelo forte resultado no 4º trimestre de 2023, no qual o setor registrou um crescimento nominal no faturamento de 14,2%, indo de R$ 63,8 bilhões para R$ 72,878 bilhões.

O número total de operações no Brasil atingiu 195.862, avançando 6,2% ante o ano anterior. Novas marcas continuam a adotar o franchising em seu sistema de negócio, com um total de 3.311 redes de franquia identificadas.

O crescimento marcou um recorde no histórico de pesquisas da ABF. Com isso, o setor totalizou 1.701.726 empregos diretos (expansão de 7,1%), outro recorde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Franquias para investir e lucrar até R$ 14 mil

DryWash

Há 30 anos no mercado, a marca trabalha no segmento de limpeza e conservação rápida de pintura automotiva. A rede oferece dois modelos de negócios, sendo: para empreendedores individuais e franquias com lojas físicas.

O investimento inicial é a partir de R$ 4,2 mil, com payback (retorno) e breakeven (equilíbrio) chegando em até 6 meses. O faturamento médio mensal fica entre R$ 5 mil e R$ 30 mil por mês, com 20% de lucro. Pelos cálculos, são ganhos de R$ 6 mil.

O contrato para comprar uma marca da companhia tem duração de dois anos e não tem novos custos para a renovação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ceopag

A microfranquia de meios de pagamento eletrônicos está presente em 24 estados, 250 cidades e possui mais de 600 unidades franqueadas.

A marca pede um investimento inicial de R$ 20 mil, para o formato home based. O payback e o breakeven acontecem em até 12 meses.

O faturamento médio mensal chega a R$ 10,2 mil, com 50% de lucro. Pelos cálculos, são ganhos de R$ 5,1 mil. O contrato tem duração de cinco anos e a renovação não exige custo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TZ Viagens

Com 11 anos de mercado, a marca de agências de viagens e intercâmbio, física e online, possui mais de 220 franqueados.

O investimento inicial fica a partir de R$ 9,5 mil reais, com payback breakeven chegando em até 4 meses.

O faturamento médio mensal atinge a ordem de R$ 42 mil, com 10% de lucro. Pelos cálculos, são ganhos de R$ 4,2 mil. O contrato tem cinco anos de validade e não tem custo de renovação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CredFácil

A marca atua no ramo de serviços financeiros e seguros, com o objetivo de oferecer soluções financeiras a quem precisa de crédito.

Com mais de mil unidades em operação por todos os estados do Brasil, a companhia pede um investimento inicial de R$ 19,9 mil, com payback breakeven chegando em até 6 meses.

O faturamento médio mensal chega a R$ 130 mil, enquanto o lucro pode ficar entre R$ 6 mil a R$ 15 mil. O contrato é válido por cinco anos e não possui custo de renovação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ultra Cursos

A marca de ensino profissionalizante conta com 26 unidades em operação atualmente, presente em oito estados do Brasil e com um polo licenciado no Japão, segundo a companhia.

O investimento inicial para comprar uma franquia chega a R$ 14,5 mil, com payback breakeven chegando em até 6 meses. O faturamento médio mensal chega a R$ 15 mil, com lucro médio de R$ 5 mil por mês.

*Todas as marcas são associadas à ABF 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar