Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Temer flerta com erros de Dilma ao concentrar poder no PMDB

Gustavo Kahil
24/02/2017 - 21:21

Temer

O governo Michel Temer está concentrando o poder do seu governo em menos partidos, avalia a consultoria política Pulso Público em uma análise feita nesta sexta-feira. De acordo com o relatório, o índice de “coalescência” – que calcula a importância de cada partido para a base governista no Legislativo e o percentual de ministérios recebidos – caiu desde o início do seu governo.

“Após iniciar sua presidência com a taxa de Coalescência mais alta desde a média de Fernando Henrique Cardoso, as recentes mudanças ministeriais conduziram a Coalizão de Temer para um patamar mais próximo à média mantida por Lula e Itamar Franco. Embora não sejam patamares baixos, passam a constituir dificuldades para a governabilidade caso a queda na Coalescência se transforme em uma tendência”, explica a consultoria.

pulso

A Pulso Público chama a atenção para o fato de que Temer corre o risco de aumentar ainda mais a concentração e recursos de governo no PMDB e se principal parceiro, o PSDB, cometendo o mesmo risco de Dilma Rousseff na gestão de sua coalizão. Hoje, os menos “recompensados” são o DEM, PSB, PP e PR.

“Com o Democratas satisfeito após a eleição de Rodrigo Maia para presidência da Câmara, convém ao Governo avaliar com cuidado o compartilhamento do governo e o desprestígio de aliados importantes, os quais podem ser exatamente o foco dos problemas na aprovação da agenda econômica ao longo de 2017”, ressalta a análise.

Última atualização por - 05/11/2017 - 14:07

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto