A atividade industrial da China expandiu a um ritmo mais rápido em janeiro com a recuperação das encomendas de exportação e a aceleração do crescimento da produção, elevando as contratações ao nível mais alto em três meses, segundo uma pesquisa do setor privado divulgada na segunda-feira, superando as expectativas.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) da RatingDog China, compilado pela S&P Global, subiu de 50,1 em dezembro para 50,3 no início de 2026, em linha com as previsões dos analistas e marcando o maior nível desde outubro. A marca de 50 separa crescimento de contração.
O resultado contrasta com o PMI oficial divulgado no sábado, que mostrou que a atividade industrial vacilou devido à deterioração das encomendas nos mercados interno e externo. Analistas afirmaram que as diferenças na cobertura da pesquisa e nos perfis dos entrevistados provavelmente contribuíram para as leituras divergentes.
A economia da China cresceu 5,0% no ano passado, atingindo a meta do governo ao conquistar uma participação recorde na demanda global por bens para compensar a fraqueza do consumo interno.
*Informações da Reuters